Folha Dirigida Entrar Assine

Projeto Redação 2015: João Ricardo Moderno destaca papel da leitura


O presidente da Academia Brasileira de Filosofia, professor João Ricardo Moderno, em seu discurso para os autores do livro Horizonte de Esperanças, ressaltou que há muito já se sabe da importância da prática da leitura e da escrita. O educador lembrou, por exemplo, que alguns dos maiores pensadores da história, entre eles Albert Einstein, já destacavam o quanto é importante incentivar a reflexão crítica, inclusive, na infância.

“As crianças pensam muito mais do que imaginamos. Por estarem em um estágio em que a capacidade de raciocinar está em desenvolvimento e por terem uma imaginação muito fértil, a criança tem uma sabedoria nata e uma percepção filosófica do mundo”, destacou Moderno, que é também professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O filósofo também chamou a atenção para a responsabilidade das instituições de ensino, em relação à formação da atual e das próximas gerações. Ele lembrou, por exemplo, que muitos dos acusados de corrupção e desvios de recursos públicos, atualmente, têm os mais altos graus de escolaridade. “Não basta a educação formal. A nós, professores, não basta ensinar. É preciso transmitir os mais altos valores da humanidade”, disse João Ricardo Moderno.

“Esta é a Casa de Osório, que morreu pobre, nesta casa, e foi velado por três dias. Foi um herói da pátria. São devem ser os nossos heróis: pessoas honestas, que tenham compromisso com a criação das condições para que tenhamos todos um mundo mais seguro”, completou o educador.
 

Por: Larica Santos - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações