Folha Dirigida Entrar Assine

Projeto Redação 2015: uma homenagem aos jovens talentos


Foi em clima de festa e emoção que ocorreu o lançamento do livro “Horizonte de Esperanças”, que reúne os melhores textos preparados para o Projeto Redação 2015, uma iniciativa da FOLHA DIRIGIDA, em parceria com escolas e redes de ensino, e que conta com o apoio da Fundação Biblioteca Nacional.

O evento foi realizado na sede da Academia Brasileira de Filosofia, no Centro, na tarde desta quinta-feira, dia 26. O auditório da instituição ficou lotado com a presença dos autores, pais, responsáveis e professores das escolas e redes de ensino participantes.

Compareceram alunos, professores e diretores de todas as escolas e redes de ensino participantes. Cada estudante recebeu uma placa de honra ao mérito, pelo resultado no concurso. Além disso, um representante de cada escola ou rede recebeu uma placa, como forma de homenagear a instituição pelo incentivo que promove à leitura e à escrita.

O Projeto Redação está em sua 15ª edição. As escolas e redes de ensino que aderem ao projeto realizam concursos internos de redação entre seus estudantes. Os temas, gêneros textuais e turmas envolvidas são determinados pela própria instituição ou rede escolar.

Cada colégio ou rede também seleciona um conjunto de textos que são publicados em um livro. Os critérios de escolha dessas redações ficam por conta das próprias escolas. Entre os trabalhos publicados em seu livro, também são selecionados até três para comporem a coletânea especial do Projeto Redação, que, no caso da edição deste ano, foi o livro “Horizonte de Esperanças”.

Ao longo de 15 edições, o Projeto Redação já envolveu mais de dois milhões de participantes, de centenas de escolas públicas e privadas. Na edição de 2015, foram editados nove títulos, com 7.200 exemplares de livros. Já ocorreram também várias festas de lançamento e sessões de autógrafos pelas instituições de ensino participantes.

Tão importante quanto os números é a repercussão que o Projeto Redação tem tido junto aos estudantes, o que também motiva e emociona professores como Teresa Cristina Martins Zavalis. Ela atua na Escola Municipal Bolívar, no Engenho de Dentro, onde estuda Letícia Maria de Oliveira Mafra, autora do melhor texto entre todos feitos pelas unidades com compõem a 3ª Coordenadoria Regional de Educação. A professora destacou a alegria que os profissionais também sentem, ao verem o sucesso de seus estudantes. “Sinto-me emocionada e também muito grata em ver um aluno de nossa escola chegar até aqui. Sem dúvida, não é fácil, até porque são muitas as escolas que participam, em várias etapas de classificação”, destacou a professora.

Diretora do Colégio Curso Desafio, Marcia Mattos vê a festa de lançamento do livro especial como um momento especial, em que crianças, adolescentes e jovens são homenageados pelo seu talento e pelo esforço que tiveram ao participar. “Eles estão sendo homenageados por terem direcionado suas energias na produção de um bom texto, em buscar a linguagem, a escrita para comunicar suas ideias, reflexões e pensamentos. Isto vai ficar pra sempre na vida de todos eles.”

A empolgação também era grande entre os autores. Pouco antes de começar a solenidade, Maria Clara Durante, aluna da unidade Bangu do Colégio Miguel Couto, não escondia a ansiedade pelo momento especial que estava por vir. “Para mim, é muito significativo. É como minha professora me disse: a escrita é a voz da alma. Por isso, para mim, ter esse reconhecimento é muito especial”, comentou Maria Clara, de 14 anos.

Em meio aos vários estudantes da rede municipal do Rio que foram homenageados, Cassiane Nunes logo se destacou e caiu nas graças da plateia. Com apenas 8 anos, ele foi a autora da capa do livro da rede, feita durante uma atividade em sala de aula sobre o tema Valores Olímpicos. Tímida, a aluna do 2º ano da Escola Municipal Cervantes adora desenhar e sonha ser professora. “Foi muito legal estar aqui. Gostei muito de ganhar a placa”, disse a estudante.

Por: Larica Santos - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações