Folha Dirigida Entrar Assine

Projeto Redação 2016: direção do Colégio Aplicação esperam bons textos


A expectativa da direção do Colégio Aplicação diante do Projeto Redação 2016 é a melhor possível. A instituição já vem trabalhando com produção de texto com seus alunos desde o início do ano visando prepará-los para concursos e vestibulares. O grande objetivo da escola é despertar o gosto pela leitura e pela escrita nos estudantes para formar cidadãos melhores para o futuro.

Veja também
Projeto Redação 2016: estudantes se empolgam com tema


A importância de se debater um tema com características sociológicas é ressaltada pelo diretor pedagógico da escola, Valdomiro Dockhorn, que cita algumas das consequências que o tema do projeto pode gerar nos alunos. "O mundo realmente está precisando muito de crescer em conhecimento e ter atitudes para a humanidade e solidadriedade. O nosso papel, como educadores, é dar exemplos no sentido de humanizar e trabalhar solidariedade. Isto contagia e faz crescer o caráter, a personalidade e a cidadania."

O projeto tem tido repercussão positiva na escola tanto por parte dos alunos quanto dos professores. A diretora do Colégio Aplicação, Unidade Taquara, Ana Lúcia Bento, vê com bons olhos toda a mobilização das partes envolvidas com o projeto. "Não só os estudantes, mas os docentes que também convivem e interagem desde cedo com esse projeto estão encantados com a possibilidade dos alunos publicarem um texto em um livro. Muitas instituições de ensino podem não saber apontar o valor que isso traz. Eles estão muito felizes e motivados. Acredito que conseguimos sensibilizá-los com o projeto."

No Colégio Aplicação, a leitura faz parte da proposta pedagógica, por meio de várias atividades. A cada trimestre, por exemplo, os alunos devem ler um título diferente. "Então, em torno dos três livros indicados, em torno das exposições que criamos e do Projeto Redação. Promovemos diferentes modos de exploração de leitura. Isto sem falar nos ciclos de leitura que já existem por conta das atividades dos professores de Linguagens buscando a biblioteca", disse Ana Lúcia Bento.

Para Valdomiro Dockhorn, a leitura é fundamental para abrir o pensamento dos jovens para as avaliações de ingresso em instituições de ensino superior. O diretor ressalta ainda que o Projeto Redação também tem contribuído com os estudantes para este objetivo. "Nossos alunos estão sendo motivados e preparados para os vestibulares e estão focados no processo de produção textual. Então, o projeto tem colaborado muito nessa parte de motivação e expectativa dos estudantes e professores para criar bons textos, porque é um conjunto."

Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações