Folha Dirigida Entrar Assine

ProUni abre inscrições para bolsas no 2º semestre


Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação, que possibilita aos candidatos conseguir bolsas estudos em instituições particulares de educação superior. Os interessados podem fazer a inscrição até esta segunda-feira, dia 2 de julho.

Para o segundo semestre, são oferecidas 90.311 bolsas de estudo. Deste total, 52.487 integrais e, para se candidatar a elas, o candidato deverá ter renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$933). Há, ainda, 37.824 bolsas parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade, e que são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$1.866) por pessoa.

No processo do ProUni haverá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados. Ao inscrever-se, o estudante pode fazer até duas opções de curso e de instituição. A primeira chamada será divulgada em 5 de julho e o candidato tem até o próximo dia 13 para comparecer à instituição de ensino em que vai estudar para apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para 20 de julho, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 26.

Há outros dois requisitos para inscrição: ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas e nota na redação que não seja zero, e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral. A seleção é feita com base na nota do Enem.

Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de Licenciatura, Curso Normal Superior ou de Pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.

Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem pedir inclusão na lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas. O período para manifestação de interesse na lista irá de 2 a 4 de agosto próximo. Ao fim desse prazo, a partir do dia 7 de agosto, serão feitas as convocações dos integrantes.

Criado em 2004, o ProUni já ofereceu mais de 1 milhão de bolsas de estudos em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O objetivo do programa é permitir uma oportunidade a mais para estudantes com baixo poder aquisitivo frequentarem uma universidade.

Serviço
http://siteprouni.mec.gov.br/

Por: Larica Santos - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações