Folha Dirigida Entrar Assine

Santa Mônica Centro Educacional prepara participação no Projeto Redação 2012


O Projeto Redação proporciona a estudantes a oportunidade de ser coautor de uma obra e participar de uma noite de autógrafos. No entanto, mais importante que isso é a chance de debater e escrever sobre temas que os cercam. Em 2011, os alunos do Santa Mônica Centro Educacional fizeram poesias a respeito das relação do homem consigo mesmo e com o mundo.
 
"A cada ano, propomos o desenvolvimento de um tema transversal. Então, nós elaboramos várias atividades dentro desse tema e o Projeto Redação é uma delas. No ano passado, o tema foi 'O Cuidado com a vida: o cuidar de si, do outro e do mundo'", disse a professora Hermínia Parente, diretora de ensino da instituição.

O primeiro passo na aplicação do projeto no centro educacional é justamente a escolha do tema. Em seguida, professores e alunos começam a trabalhar o assunto a partir de pesquisas, discussões e debates. Isso permite que os estudantes formem uma bagagem cultural antes de passar para o papel todo o conhecimento adquirido.
 
"O Projeto Redação contribui com o incentivo à leitura ao privilegiar esse momento de escrever, de colocar no papel todo o conhecimento que adquirido a partir de diversas formas de informação", disse a professora Hermínia Parente, que destaca a participação da família nesse processo.
 
Um dos momentos mais aguardados do Projeto Redação nas escolas é noite de premiação. Na ocasião, os estudantes selecionados recebem a obra da qual foram coautores e têm a oportunidade de autografar os livros de familiares e amigos. Essa experiência possibilita, segundo a professora Hermínia Parente, uma maior integração no ambiente escolar.
 
"No ano de 2011, tivemos muito prazer porque a família se sentiu  honrada em ter o seu filho participando do lançamento do livro, ver a redação dele publicada em uma obra. Nosso balanço é que o projeto está fazendo a sua parte na formação desse cidadão mais leitor e escritor".

Ao final de cada edição do projeto, a comunidade escolar já fica na expectativa pela realização da próxima. Segundo a professora Hermínia Parente, a longa parceria entre o Santa Mônica Centro Educacional e a FOLHA DIRIGIDA fez com que Projeto Redação se tornasse parte da cultura da instituição.
 
"Nós já estamos há 11 anos fazendo parte do projeto. No ano em que não participamos, sentimos falta e voltamos. Já está inserido no projeto pedagógico da escola, faz parte do calendário do professor. A família sente falta da noite de autógrafos, onde todos os alunos são coroados. Enfim, já é cultural que a escola tenha o Projeto Redação todos os anos", falou.

Por: Daiane Possimoser - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações