Folha Dirigida Entrar Assine

Sindicato apresenta proposta para fim da greve


Após mais de três meses, a paralisação parece estar encaminhando para um desfecho. No último dia 10, o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe-RJ) apresentou uma contraproposta ao governo. Ela inclui Incorporação do auxílio transporte e do auxílio alimentação ao salário inicial, desde o nível 1, de todos os profissionais de educação da rede; implementação da reserva de 1/3 da jornada de trabalho para planejamento pedagógico até o final 2018.

A proposta do Sepe-RJ cobra ainda garantia de uma matrícula de professores por escola; publicação de proposta de pagamento do enquadramento por formação; votação e sansão, em até 30 dias, do PL de 30 horas para funcionários de escolas, realização de audiência imediata para discutir a reposição das aulas, entre outros pontos.

Com mais de 100 dias de duração, a greve dos professores da rede estadual de ensino do Rio, sem dúvida, trará impactos para o ano letivo dos estudantes. Esta é a visão de educadores, que reconhecem que a mobilização é justa, mas que acaba trazendo problemas para os alunos.

Para o membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e ex-secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro, Arnaldo Niskier, parte considerável do ano letivo já passou. Ou seja, o aprendizado dos conteúdos vai depender, sobretudo, da qualidade da reposição das aulas. “Falta pouco para que o ano letivo, que tem 200 dias, esteja definitivamente perdido. Isso não é bom para ninguém”, disse.

Quem também concorda que é grande o impacto de uma greve tão extensa na vida escolar dos alunos é a professora do Departamento de Educação da Uerj, Mirian Paura. Para ela, por conta desse desdobramento, é fundamental buscar logo uma solução negociada. “Se a greve é um direito dos alunos e professores, temos que agir de uma maneira mais acelerada possível para que possamos atender os dados, mas principalmente ter ciência e consciência do porquê esses fatos ainda persistem.”

Por: Larica Santos - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações