Folha Dirigida Entrar Assine

Sinepe-Rio adota cautela diante da pauta de reivindicações dos professores


Após a divulgação da pauta de reivindicações do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (Sinpro-Rio), o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Município Rio de Janeiro (Sinepe-Rio), Edgard Flexa Ribeiro, adotou um discurso de cautela. Perguntado sobre como avaliava a pauta, ele preferiu dizer que deve se reunir em breve com os representantes de escolas para discutir os pedidos dos professores.

O principal item da pauta é o reajuste salarial de 13%. O Sinpro-Rio reivindicou esse índice baseado na soma da inflação com o aumento da mensalidade das escolas. O presidente do Sinepe-Rio, no entanto, diz que a matemática não é tão simples como parece. “Não é porque a mensalidade aumentou que o salário do professor deve aumentar. Vamos estudar este pedido e analisar como podemos atendê-lo,” disse Flexa.

O representante das escolas acredita que Sinepe-Rio não será possível atender a todas as exigências dos professores. “Nunca o pedido inicial é o que será atendido. Vamos negociar com o Sinpro-Rio. Ele pediram o que podiam pedir, e nós vamos entregar o que podemos entregar", comentou.

Sobre os outros pontos pedidos na pauta, o presidente do Sinepe-Rio preferiu não se pronunciar. Disse que pretende ouvir todos os representantes de escola antes de tomar qualquer posição. “Vamos nos reunir e estudar as reivindicações. Temos boa relação com Sinpro-Rio e, quando negociarmos, vamos pensar no melhor para todos,” disse o educador, que é diretor do Colégio Andrews.

Também estão entre os itens reivindicados pelo Sinpro-Rio: equiparação salarial de toda a rede privada; abono salarial de 10% pago uma única vez, em conjunto com o salário do mês de outubro de 2015; abono de 9 dias aos professores em licença-paternidade; adicional remuneratório para as atividades de preparação de aulas, provas e exercícios, em valor correspondente a 5% do salário, entre outros.

Por: Gabriel Oliveira - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações