Entrar Assine

Uerj realiza recepção de calouros em fevereiro


Tradicional confraternização criada para recepcionar os novos estudantes de uma instituição de ensino superior, o trote aplicado nas universidades tem se transformado em ações culturais e cidadãs, deixando de lado práticas vexatórias e, muitas vezes, violentas. É exatamente no início do ano letivo que surge um turbilhão de iniciativas.

Esse novo conceito de trote, no entanto, é aplicado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) desde 1997. Intitulado Conheça a Universidade/Calouro Humano, o programa foi criado para conscientizar os universitários para uma nova maneira de comemorar o ingresso no ensino superior, com o intuito de promover a integração entre eles e valorizar a participação em ações de cidadania, como doação de sangue, limpeza de praias e arrecadação de alimentos não perecíveis e livros, assim como apresentações artísticas e culturais da instituição.

Em 2012, algumas atrações já foram confirmadas. No dia 7, às 10 horas, será realizado o evento "Circulando pelo Campo de Santana, da Proclamação da República e de São Jorge Guerreiro", que é um tour por pontos turísticos e históricos do Centro da capital fluminense.

No dia seguinte, também às 10 horas, o professor Jairo Leal de Salles ministrará a palestra "Óleo Vegetal: produção de biodiesel" e haverá a apresentação de "Ciranda", com a professora Lúcia Maria Alves de Oliveira. Em 9 de fevereiro, com início às 10 horas, os visitantes poderão conferir a palestra de Márcia Taborda, com o tema "Conexão On-line auxilia na aprendizagem?".

A professora Maria Lúcia Galvão será responsável por proferir a palestra "A Magia da Arte", na manhã do dia 28. Já o docente Ilydio Pereira vai discorrer sobre "A Magia da Matemática: Matemática por  toda a parte", no dia 29.

Em 13 de março, às 18 horas, haverá as apresentações do Coral Pró-música da Universidade de Vilnius, da Lituânia, sob a regência de Raga Gelgotiene, e do Coral da Uerj, sob a batuta de Mario Assef, no Pavilhão João Lyra Filho.

O acadêmico Evanildo Bechara usará todo o seu saber para ministrar a palestra "A Missão da Língua no Papel da Universidade", às 10 horas do dia 15 de março, no Teatro Odylo Costa Filho.

Serviço

www.uerj.br

Por: Marcella Dos - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações