Folha Dirigida Entrar Assine

Universidades brasileiras lideram o ranking latino


O Brasil destacou-se na última pesquisa do "QS University Rankings: Latin America", publicada no dia 11 deste mês, como o país onde as universidades tem demonstrado melhor performance. Das 250 instituições de ensino superior consideradas top, 65 são brasileiras. A melhor posição ficou para a Universidade de São Paulo (USP), que ocupou o primeiro lugar entre as universidades latinas, pelo segundo ano consecutivo. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também lideraram a lista entre as dez melhores classificadas. Depois do Brasil, México, Colômbia e Chile foram os países que consolidaram o maior número de universidades.

Para fazer a seleção foram utilizados sete critérios, entre eles a pesquisa, empregabilidade de graduados, recursos de ensino e presença online. Esta é a edição do ranking, que já é considerado uma referência dado sua estabilidade, que fez com que as sete primeiras colocadas mantivessem suas posições inalteradas, apontando uma base firme da hierárquica no topo da lista. Mais uma vez o Brasil vem dominando com 65 universidades representadas entre as 250. O Chile traça sua marca com quatro entre as dez primeiras – duas acima que no ano passado – um dos pontos mais interessantes dos resultados. No entanto, o mesmo não ocorreu com a Argentina. todas as dez universidades argentinas melhores colocadas perderam posições em relação a 2011, com a Universidad de Buenos Aires (11) perdendo seu lugar entre as top 10.

"As universidades latinas estão em período de mudanças dinâmicas. Uma explosão na demanda de Educação de Ensino Superior, a economia em ascensão e a internacionalização somados, estão direcionando o seu desenvolvimento. Universidades jovens estão atingindo avanços, reflexão da efetividade das políticas inclusivas da região", disse Danny Byrne, editor do TopUniversities.com.

 

Por: Larica Santos - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações