Folha Dirigida Entrar Assine

Veja as notas da coluna Anotações, publicada em 21 de abril


Debate na Facha
As Faculdades Integradas Hélio Alonso, cujo diretor-executivo é o professor Paulo Alonso, realizam, nesta segunda, dia 25, às 19h, o debate "Desafios do marketing político e eleitoral nas Eleições 2016".

O encontro, gratuito e aberto ao público, vai reunir especialistas em campanhas eleitorais, marketing político, orçamento público e direito eleitoral.

o objetivo do debate é fomentar a discussão sobre a importância do Marketing Político em uma campanha eleitoral e para o fortalecimento e disseminação das propostas públicas. inscrições podem ser feitas no site <bit.ly/1VCvNWS.>
   
Gestores apreensivos
Os planos do Ministério da Fazenda de mudar a forma atual de cobrança do PIS e da Cofins para empresas prestadoras de serviços podem atingir, em cheio, as empresas do ramo de educação do país.

A medida, que está em pauta como uma das ações de ajuste fiscal, tem como perspectiva gerar aumento de impostos. A expectativa é de que as mudanças resultem em uma elevação de 3,65% para 9,25% dessa tributação.

Segundo expectativas dos representantes das instituições de educação privadas, um dos impactos seria a elevação dos valores das mensalidades em 6,17%, em média. O desdobramento disso seria uma redução de 13% na demanda por alunos.

Mudança no Enade
Representantes do Ministério da Educação (MEC) voltaram a confirmar que pretendem realizar mudanças no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Anunciada no ano passado pelo ministro Aloizio Mercadante, uma delas é a de fazer com que  a contar no currículo dos universitários. Hoje, ele é obrigatório mas o desempenho não tem qualquer implicação para o universitário.

Outra proposta em análise é usar a prova como uma espécie de certificação para quem se forma em cursos de educação a distância. Outras formas de uso do desempenho no exame estão em estudo, entre elas, a de fazer da prova critério para vagas em programas de pós-graduação.

Mais um adiamento
Como seria bom se o esforço concentrado do Congresso Nacional para aprovar o impeachment da presidente Dilma fosse direcionado, também, para outras causas.

A proposta de criação da Lei de Responsabilidade Educacional, que tem como objetivo punir gestores que fazem todo tipo de disparate com verbas da educação, mais uma vez foi adiado.

E não existe a menor previsão de quando o tema volta à pauta da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, onde se encontra.

Exame da OAB
O Conselho Federal da OAB realizará no dia 18 de maio o primeiro Fórum Nacional do Exame de Ordem. A proposta é fazer um amplo debate envolvendo os diferentes atores que participam da elaboração e aplicação do Exame.

Uma das mudanças que está em em discussão para o Exame da Ordem é prova passar a indicar qual a peça processual que deverá ser elaborada pelo examinando.
 


Entrelinhas

• Professores das redes públicas podem se inscrever até o dia 30 de abril na 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O Programa, desenvolvido pela Fundação Itaú Social e o MEC, já teve adesão das secretarias de educação de todos os estados brasileiros e de mais de 3.700 municípios.

• Na próxima quarta, dia 27, Thiago Pessanha, gerente da CI Intercâmbio e Viagem de Niterói, dará uma palestra gratuita sobre as vantagens e oportunidades de intercâmbio na Alemanha. O evento faz parte da programação do Instituto Cultural Germânico (ICG) para a Semana da Língua Alemã. O encontro será às 19h30 na sede do ICG: (Av. Sete de setembro, 131 - Icaraí, Niterói).

• ESPM Rio realiza, no dia 14 de maio, o evento o #SOUESPM. O objetivo é abrir suas portas durante um dia inteiro para alunos de ensino médio. A ideia é mostrar como seria, na prática, o dia a dia das profissões dos cursos que a escola oferece. Inscrições são gratuitas e devem ser feitas na página <www.espm.br/souespm>

• Estão abertas, até 30 de maio, as inscrições para a segunda edição do Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil. Podem participar organizações públicas e privadas, tais como associações, cooperativas, fundações, entre outras, que tenham projetos que contemplem crianças de até 12 anos. Informações: <http://bit.ly/26fBzk9>.

 


Pensamento: “O saber que não vem da experiência não é realmente saber.” (Lev Vygotsky)

Por: Larica Santos - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações