Folha Dirigida Entrar Assine

Colégio Aplicação da Vila Militar exalta a importância do Projeto Redação


Na última sexta-feira, dia 10, foi dia de comemorar a finalização de mais um Projeto Redação Colégio Aplicação da Vila Militar. O momento foi marcado pelos sentimentos de gratidão e de dever cumprido. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a FOLHA DIRIGIDA e a Biblioteca Nacional. 
 
Logo após o início da cerimônia de premiação, José Antônio Zaib, diretor da instituição, teve a oportunidade de agradecer a dedicação de todos os envolvidos na realização do projeto. Zaib destacou a importância da leitura e, consequentemente, da escrita na formação do cidadão. 
 
"Quem lê consegue avançar em todo os campos. Esse projeto incentiva o aluno pelo prazer da leitura", disse o diretor. 
 
Apesar do crescimento das ferramentas que permitem a leitura digital,  a coordenadora do Projeto Redação na intituição, Helena Brandão, diz que o livro físico é tão importante para os jovens que chega a ser insubstituível. 
 
"Através de projetos como esses conseguimos acender a chama da leitura e da escrita. Precisamos fazer com que novos escritores surjam, não deixando, assim, que os grandes nomes fiquem no passado. Tenho certeza que um dia vou entrar em uma livraria e encontrar em uma prateleira um livro de um ex-aluno", disse Helena. 
 
Projeto-redacao-vila-militar-tarde-autógrafos-alunos
 
 

Destaques de cada segmento de ensino comemoram o prêmio

A aluna do 9° do ensino fundamental, Gabrielle Pinheiro disse que o projeto inspira os alunos a escrever mais. Mesmo sendo premiada pela terceira vez, a estudante se mostrou surpresa com a conquista. 
 
"Todo ano é uma surpresa diferente. Gosto muito de escrever, e minha turma recebeu muito apoio durante o processo de escrita. Quando crescer, quero trabalhar com isso", disse Gabrielle. 
 
As surpresas não ficam restritas apenas ao momento que os alunos recebem os livros. Como de costume, foram selecionadas três redações para representar cada um dos segmentos: ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio. 
 
Parece que Gabriela de Melo, aluna do 3° ano do ensino médio, teve seu pedido atendido. Durante uma das visitas da equipe da FOLHA DIRIGIDA  na instituição, a estudante confessou que não quis deixar uma mensagem específica em sua redação. Pelo contrário, preferia que cada pessoa interpretasse e fosse tocada de alguma forma. 
 
"Não esperava mais essa surpresa. Estou muito feliz. Fiz o Enem no início do mês, e depois desse resultado do projeto redação estou mais confiante", ressaltou Gabriela.
 
 
Beatriz de Abreu dos Santos, aluna do 3° do ensino fundamental I, deu um pulo da cadeira e correu em direção à mesa dos professores quando anunciaram o seu nome. Já no fim da tarde de autógrafos, a aluna confessou a paixão por escrever poesias e poemas. 
 
O outro destaque da cerimônia foi Renato Luís Carvalho da Silva, do fundamental II. Participando do projeto redação pela primeira vez, Renato estava bastante feliz e disse que ficou surpreso com a escolha. 
 
A concretização de mais um Projeto Redação é motivo de orgulho para todos, incluindo pais e professores. O sorriso no rosto nos alunos é a maior recompensa que a equipe do projeto poderia ganhar. 
 
"Estou realizada! É um orgulho muito grande ver o resultado positivo de um trabalho.  Eu só tenho agradecer ao professor José Antônio e professora Vania pelo apoio dado a esse projeto maravilhoso. Aos professores que trabalharam com dedicação e carinho e à FOLHA DIRIGIDA pela parceria, pois  é através dela que conseguimos esse momento memorável para esses jovens", ressaltou Helena. 
 
Além de emocionar alunos e professores, a tarde de autógrafos também foi marcante para pais e responsáveis. Amanda Franco, mãe de Rodrigo Franco, do ensino fundamental I, disse que projetos como este são importantíssimos, pois destacam a  escrita e trabalham a  leitura. 
 
"Meu filho ficou muito ansioso, empolgado. Durante o processo de produção do texto, sempre que ele chegava em casa me mostrava a redação e perguntava o que eu achava. Fiquei muito emocionada; até chorei quando soube que ele passou." 
 

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações