Folha Dirigida Entrar Assine

Atuação de destaque nas áreas de educação, cultura e promoção social


Nesta sexta, dia 30, a partir das 19h30, a Fundação Cesgranrio realiza, no Copacabana Palace, um evento para comemorar 40 anos, só para convidados. Personalidades que contribuíram para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da Cesgranrio serão homenageados. Eles serão agraciados com a mais importante comenda oferecida pela instituição: a Medalha do Mérito Cesgranrio.

Serão homenageados Avelino Werner Sobrinho, Carlos Von Doellinger, Fernando Haddad, Luiz Eduardo Laranjeira da Silva, Maria Cristina Paleologo Elefteriadis de França Santos, Maria Terezinha Tourinho Saraiva, Maria Vitória Teixeira de Carvalho, Pietro Novelino e Vera Tavares de Souza.

A trajetória da Fundação Cesgranrio é marcada pelo acúmulo de prestígio em suas diferentes áreas de atuação, nas quais é considerada uma referência de qualidade. Uma de suas principais vertentes, e talvez pela qual é mais conhecida, é a organização de concursos públicos e processos seletivos em geral, com a aplicação de provas para mais de 17 milhões de candidatos ao longo de sua trajetória. Porém, ela se destaca por seus trabalhos em avaliações educacionais, de pesquisas, ações sociais e incentivo à cultura.

Uma de suas mais recentes pesquisas foi sobre “Boas Práticas no Ensino da Matemática”, coordenada pela professora Nilma Fontanive, com o objetivo de identificar práticas e comportamentos considerados exemplares. O estudo foi feito com base em uma amostra de professores do Quadro do Magistério da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, sendo analisadas as condições da sala de aula, a estrutura e o ambiente.
 
Uma das principais conclusões apontadas é inadequação aos educadores que ficam constantemente de costas para a turma escrevendo no quadro, algo que precisa ser reavaliado pelos programas de formação docente. O trabalho também recomenda a utilização de recursos didáticos, como jogos e softwares gratuitos que facilitem a aprendizagem, em substituição aos métodos engessados de aula, contextualizar o conteúdo e comunicá-lo com clareza, respeitar o tempo de aprendizagem, propor e corrigir a lição de casa e promover a interação com os alunos e também entre eles.
 
Pioneira na qualificação na área de Avaliação

Com uma larga experiência na organização de grandes exames, a Cesgranrio iniciou, há cinco anos, seu envolvimento com a área de qualificação em Avaliação, a partir do Mestrado Profissional em Avaliação. A ideia deste curso surgiu da necessidade de promover ferramentas de avaliação com propriedade e eficácia. Outra motivação foi a demanda por profissionais especializados nesta área. “Não existiam pessoas qualificadas para atuar em grandes exames como estes ligados às avaliações em Educação. Em 2005 e 2006 essa necessidade ficou ainda mais evidente com a criação do Provão”, explica Ligia Elliot, coordenadora do mestrado profissional.
 
A duração do curso é de 20 meses. Já existem cerca de 75 dissertações defendidas, realizadas por profissionais de diversas áreas, como médicos, advogados, militares, entre outros, todos interessados neste segmento. De acordo com a coordenadora, um dos maiores diferenciais do curso é o seu caráter multidisciplinar. São três as linhas de pesquisa. Uma delas, é a de Abordagens e Metodologias de Avaliação, que busca desenvolver metodologias de análise em avaliação de métodos e programas, estudos de casos, além de técnicas e processos de avaliação.

Outra área trabalhada é a da Construção, Validação e Adaptação de Instrumentos de Medida, que também engloba a Avaliação das Tecnologias de Informação e Comunicação, que inclui estudos que visam a avaliar a qualidade e os efeitos do uso de novas tecnologias, em especial o computador e a internet, no processo educacional presencial e a distância.

A terceira linha de trabalho é a Avaliação de Sistemas e Programas, que engloba estudos voltados para a avaliação de sistemas públicos e privados no campo da educação, saúde e programas sociais, utilizando a Teoria da Resposta ao Item para a análise de dados educacionais.
 
Apostando no Futuro: atuação destacada na área social

A Fundação Cesgranrio realiza, há quase 10 anos, o projeto “Apostando no Futuro”. Trata-se de uma iniciativa pautada na inclusão social dos moradores de quatro comunidades localizadas no bairro do Rio Comprido: Paula Ramos, Vila Santa Alexandrina, Parque André Rebouças e Escadaria. São pessoas de variadas faixas etárias que frequentam diariamente atividades esportivas, recreativas e aulas de reforço escolar oferecidas no Clube Ginástico Desportivo, alugado pela Fundação.

A ideia surgiu em 2003 e o primeiro passo consistiu na análise do perfil das 500 famílias que compõem estas comunidades. A partir disso foi possível traçar suas preferências e necessidades. Hoje, são ofertadas aulas de karatê, futebol society, natação, ginástica para adultos e idosos, tênis, vôlei, violão, dança, jogos de mesa e recreação. Além disso, há cursos de qualificação profissional, oficinas de artesanato, rodas de leitura e reforço escolar, que atende crianças de 6 a 14 anos.

A infraestrutura é preparada para promover o desenvolvimento deste público, que muitas vezes busca no projeto sua primeira oportunidade de qualificação ou de bem-estar. O local conta com piscina, brinquedoteca, salas de aula, quadra poliesportiva, quadra de tênis, campo gramado, entre outros espaços. É por meio do projeto que milhares de jovens têm seu primeiro contato com a arte, seja ela através da música, da Orquestra de Violões, da Dança Urbana, nas aulas de artesanato, ou até mesmo nas sessões de cinema, exibidas no primeiro cinema do bairro, criado pela Cesgranrio em parceria com o Colégio de Aplicação da Uerj.

Para a coordenadora geral do Projeto, as mudanças nestas comunidades são evidentes, sobretudo entre as gerações mais novas, que estão a prendendo e colocando em prática os conhecimentos adquiridos. “Já se podem observar mudanças positivas entre os que frequentam as várias atividades  oferecidas pelo Projeto. As avaliações realizadas periodicamente atestam os ganhos sociais conseguidos”, revela Terezinha Saraiva.
 
Atuação destacada também na área cultural
 
Com um histórico de trabalho na área de educação, a Fundação Cesgranrio quer se firmar também no cenário cultural. Por considerar que não existe educação sem cultura, e vice-versa, em 2011, decidiu reformular seu Centro Cultural, de onde são coordenados todos os projetos na área. Um deles é o Prêmio Cesgranrio de Teatro, lançado na segunda-feira, dia 26, com apresentação de Christiane Torloni e uma homenagem especial ao casal Tarcísio Meira e Glória Menezes.

A entrega do primeiro prêmio, o de maior valor do cenário brasileiro: R$25 mil para os vencedores de cada uma das 12 categorias, será em 2014, com base na escolha de sete jurados. De forma inédita, os musicais receberão atenção exclusiva em três categorias específicas, o que não acontece em outras cerimônias. A expectativa da Fundação é que seja reconhecido, em um curto espaço de tempo, como a honraria mais importante do Rio de Janeiro.

A atuação da Cesgranrio abrange outras vertentes da área cultural. Em agosto, para celebrar o centenário de um dos maiores expoentes da cultura nacional, Nelson Rodrigues, o Centro Cultural da Fundação Cesgranrio promoveu um simpósio sobre o jornalista e escritor. Os melhores momentos foram registrados e serão distribuídos pelas escolas da rede pública. Após, será organizado um concurso cujo tema será a obra do dramaturgo.

Além de reconhecer os talentos já consolidados, a instituição também abre espaço para quem ainda busca seu lugar ao sol. No concurso Novos Talentos da Poesia, para alunos dos ensinos médio e superior, a Cesgranrio escolheu 60 textos para serem publicados em um livro, que será distribuído para as escolas onde os vencedores estudam.

Com o avanço da internet, cada vez mais democrática e de mais fácil acesso, o Centro Cultural decidiu apostar neste novo meio de comunicação, capaz de atingir milhares de jovens e funcionar como um importante difusor de cultura. Com esse intuito, foi criada a TV Jovem, um canal na internet com programas que dialogam diretamente com essa parcela da população.
 

Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações