Folha Dirigida Entrar Assine

Rio+20: O futuro do planeta em debate


Em junho, o mundo inteiro voltará seus olhos para o Rio de Janeiro. A cidade maravilhosa abrigará a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontecerá de 13 a 22 de junho, em diversos pontos da cidade.

A partir desta edição, a FOLHA DIRIGIDA inicia a publicação de uma série de reportagens espe- ciais sobre o assunto.

Passados 20 anos da Rio 92, o Rio de Janeiro será não mais a capital mundial do meio ambiente, mas sim a capital mundial da sustentabilidade, conceito mais amplo que preconiza o equilíbrio entre políticas ambientais, eco-nômicas e sociais.

Mais de 100 chefes de Estado (presidentes e primeiros-ministros) se reunirão com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e com o secretário-geral da Conferência, Sha Zukang, parlamentares, ativistas sociais, prefeitos, representantes de organizações não-governamentais, empresários, cientistas, entre outros atores sociais, para definir uma agenda mundial para sustentabilidade.

Na pauta, estão desafios globais, como falta de acesso à energia e à água potável, oceanos esgotados e cidades em rápida expansão. A presença humana no planeta ultrapassou a marca de sete bilhões de pessoas, com expectativa de alcançar nove bilhões até 2050.

O mundo hoje abriga 1,4 bilhão de pessoas vivendo em extrema pobreza e um sexto da população mundial mal nutrida, sendo vítima de pandemias e epidemias. Evidências científicas revelam o aumento da pressão sobre os recursos naturais limitados da Terra e sobre a capacidade de carga dos ecossistemas.

Nestas discussões, os mais de 50 mil participantes irão propor formas de impulsionar a sustentabilidade corporativa, criar de empregos verdes, fechar lacunas tecnológicas, gerar o financiamento necessário e melhorar mecanismos de cooperação internacional.

As negociações oficiais, declarações e mesas-redondas e mais de mil eventos especiais girarão em torno de dois grandes temas: economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e o quadro internacional de governança ambiental.

Ainda não existe um conceito internacionalmente aceito sobre economia verde. No evento, a comunidade internacional vai se debruçar sobre a criação de um novo modelo de desenvolvimento que seja ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável.

Já com relação à governança ambiental, o desafio dos chefes de Estado será definir uma estrutura institucional para coordenar a atuação das instituições internacionais relacionadas aos pilares social, ambiental e econômico do desenvolvimento, tendo o multilateralismo como instrumento legítimo para solução dos problemas globais.

O ponto de partida para a Rio+20 é o documento “Rascunho Zero” (zero draft), fruto das negociações entre estados-membros da ONU, agências internacionais, organizações não governamentais e grupos políticos. O Rascunho Zero reúne 643 propostas enviadas por países e instituições. Desde o final do ano passado, aconteceram várias rodas de negociações em torno do documento.

Desde o último dia 23 até 4 de maio, acontece, em Nova York, mais uma rodada de debates para elaboração do documento final, que será apresentado aos líderes de Governo para votação durante a Rio+20.

Calendário

Eventos oficiais

- 23 de abril a 4 de maio: Negociações para o documento final da Rio+20 (Nova York).
  
- 13 a 15 de junho : Última rodada de negociação para o documento final da Rio+20 (Rio de Janeiro).
 
- 16 a 19 de junho : Diálogos sobre Sustentabilidade Global: nove eventos de alto nível ao longo de quatro dias, organizados pelo Governo do Brasil, envolverão sociedade civil e especialistas renomados na busca por soluções inovadoras para as questões de sustentabilidade global.

- 20 a 22 de junho : Rio+20: Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.


Eventos paralelos

- 8 a 12 de junho: Encontro de jovens “Youth Blast”. Informações: www.onu.org.br/rio20/rumo-a-rio20-conferencia-da-juventude-recebe-inscricoes.

- 11 e 12 de junho: TEDxRio+20. Informações: www. tedxrio20.com.

- 11 a 15 de junho: Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável.
Informações: www.icsu.org/rio20/science-and-technology-forum.

- 13 a 22 de junho: Rio Conventions Pavilion/Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).  Informações: www.riopavilion.org.

- 13 a 22 de junho: Global Town Hall (Encontro Global dos Municípios na Rio+20). Informações: http://local2012.iclei.org/iclei-and-rio-20/rio-20-global-town-hall.

- 15 a 18 de junho: Fórum de Sustentabilidade Empresarial da Rio+20 – Inovação e Colaboração para o Futuro que Queremos. Informações: www.compact4rio.org.

- 15 a 23 de junho: Cúpula dos Povos para a Justiça Social e Ambiental. Informações: http://cupuladospovos.org.br.

- 17 a 19 de junho: Congresso Mundial sobre Justiça, Governança e Direito para a Sustentabilidade Ambiental. Informações: www.unep.org/dec/worldcongress/index.asp.

- 17 a 19 de junho: Cúpula Parlamentar Mundial de Legisladores, organizada pela GLOBE International (Organização Global de Legisladores para um Meio Ambiente Equilibrado). Informações: www.globeinternational.info/2011/rio-2012-globe-to-host-1st-world-summit-of-legislators.

- 18 de junho: Eventos Especiais sobre Cidades Sustentáveis. Informações: www.unhabitat.org.

- 19 de junho: Rio+Social. Informações: http://rioplussocial.com.br/pt-br/.

- 19 a 21 de junho: Fórum de Líderes Mulheres – Igualdade de Gênero, Empoderamento da Mulher e Desenvolvimento Sustentável. Informações: www.unwomen.org.

- 21 de junho: Evento especial sobre a iniciativa do secretário-geral da ONU de energia sustentável para todos. Informações: www.sustainableenergyforall.org.

- 21 de junho: Evento especial sobre o relatório do painel do secretário-geral da ONU sobre sustentabilidade global. Informações: www.un.org/gsp.

Por: Tainara Silva - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações