Entrar Assine

Cederj: reta final para isenção de taxa e inscrição para cotas


As inscrições para o vestibular da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior do Estado do Rio de Janerio (Cederj) ainda não abriram. Mas, quem deseja requerer a isenção da taxa de inscrição e realizar a pré-inscrição no sistema de cotas deve correr: o prazo termina na sexta, 2 de outubro. A seleção está aberta somente para quem concluiu ou tem condições de terminar o ensino médio este ano. Professores em atividade também podem concorrer, porém, apenas às Licenciaturas.

Quem possui renda per capita mensal bruta igual ou inferior a R$1.017,00 tem chances de conseguir a isenção. Para participar, os interessados acessam a página da Fundação, e seguem os procedimentos disponibilizados. Logo em seguida, anexam, no próprio sistema, a documentação exigida dentro deste mesmo período. Entre os documentos estão: certificado ou histórico escolar, CPF, carteira de trabalho de todos os membros familiares, comprovante de despesa e de renda. Os docentes juntam os três últimos contracheques.

Já os candidatos ao sistema de cotas têm à disposição opções que variam de acordo com a instituição de ensino desejada. Caso seja a lei estadual de cotas, os cursos abrangidos correspondem só aos oferecidos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pela Universidade do Estado do Norte Fluminense (Uenf). Do percentual de 45%, 20% destinam-se aos negros, pardos e indígenas, 20% aos ex-alunos da rede pública, e os 5% restantes, a pessoas com deficiência e aos filhos de profissionais da área de Segurança Pública do Estado, incapacitados ou mortos em serviço.

Já para as instituições federais funciona da seguinte maneira: 50% vão para a ampla concorrência e 50% para a política afirmativa. Das vagas reservadas, metade é para quem terminou o ensino médio na rede pública, e possui renda familiar percapta igual ou inferior a 1,5 salário. A outra parte fica com aqueles que possuam remuneração superior a este patamar. Dentro de cada um dos grupos de renda, há uma parcela destinada aos negros, pardos e indígenas, de acordo com a distribuição desses grupos étnicos no estado do Rio de Janeiro.

As graduações que serão ofertadas no vestibular do Cederj são Administração, Administração Pública e Engenharia de Produção; Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Turismo; e  Tecnólogo em Sistemas da Informação, Gestão de Turismo e Segurança Pública.

Serviço
www.cederj.edu.br
 

Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações