Folha Dirigida Entrar Assine

Confira o gabarito oficial do 1º Exame de Qualificação no Vestibular Estadual 2015


Na manhã do último domingo, dia 8, milhares de candidatos realizaram o 1º Exame de Qualificação do vestibular Estadual 2015. Segundo informações do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea/Uerj), o número de presentes em todas as regiões do estado foi de 81.360 candidatos, quantitativo maior que da última edição (2013), com 78.515. O departamento ainda divulgou seu número de faltosos, sendo 6.536 inscritos que não realizaram o 1º Exame de Qualificação – o número tem um percentual de 7,44% do total de inscritos. Os participantes já podem consultar o gabarito oficial, divulgado pela organização do processo seletivo,

A prova que constou de 60 questões de múltipla escolha relativas às áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, reuniu algumas surpresas para os candidatos. Como esperado por grande parte dos participantes, assuntos atuais, como a crise da Crimeia, Copa do Mundo 2014 e manifestações nacionais e internacionais foram abordados dentre as questões. A surpresa desta edição foi com relação à primeira questão da prova de Linguagens, onde se abordava os ditos ‘Rolezinhos’ – encontros marcados pela internet por jovens, que iniciou em dezembro último, e ganhou grande repercussão.

Eduarda Araripe Ferreira, estudante do Colégio Pedro II, viu que com os temas atuais a prova se tornou fácil, principalmente na área de humanas. Segundo ano em que participa do vestibular, para ela o modelo de prova não a surpreendeu, pois os padrões de questões permaneceram os mesmos. “A prova estava bem fácil para quem estudou. E eu esperava esse nível, porque ano passado eu também fiz e a UERJ é sempre assim. Ela tenta sempre abordar temas recentes e também tem sempre um padrão de questões, oque facilita bastante no momento de estudar.”

Para Eduardo Pidinei, estudante do terceiro ano do Ensino Médio, o nível de dificuldade foi até menor do que imaginava. Para o estudante, a importância do vestibular e toda sua mistificação o deixou mais apreensivo. “O nível de dificuldade foi menor do que eu pensava, porque quando pensamos em vestibular já direcionamos para algo absurdo e muito difícil, mas não estava tanto. Principalmente na área de humanas, estava bem compreensivo e bom de resolver.”

Esta primeira etapa do Estadual 2015 terá mais um exame de qualificação, marcado para 14 de setembro. Os Exames de Qualificação são provas eliminatórias para a segunda fase, e o candidato só precisa realizar uma das provas, mas, se preferir, pode participar de ambas. A última etapa do vestibular é o Exame Discursivo, aplicado a aqueles que alcançarem pontuação mínima em um dos exames de qualificação. As inscrições para o 2º Exame de Qualificação se iniciam no dia 3 de julho.

O vestibular Estadual 2015 visa preencher vagas na graduação de instituições estaduais de ensino superior do estado, como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e na Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo). O concurso têm o objetivo de selecionar candidatos também ao Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (ABM D. Pedro II/ CBMERJ). 
 
 

Por: BRUNO WENCESLAU - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações