Entrar Assine

Conselho da Uerj mantêm data da primeira fase do Estadual 2017


Após sessão extraordinária, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), decidiu pela manutenção do calendário do Estadual 2017. Com isso, está confirmado para o próximo dia 12 de junho o primeiro exame de Qualificação, que faz parte da etapa inicial do processo seletivo.

A reunião do Csepe ocorreu na última quinta-feira, 19, no campus Maracanã, e teve a presença de representantes da Associação de Docentes da Uerj (Asduerj), responsável por solicitar a suspensão da primeira fase do vestibular. Para a presidente da Asduerj, Lia Rocha, o mais importante era que a reitoria convocasse o Cespe para o debate, pois, nos últimos oito anos, a administração central não respeitava os conselhos. "A reitoria não convocava os conselhos, passava por cima das decisões. E essa reitoria acerta ao convocar o Csepe, quando propõe, promove, e faz o debate", diz.

Uma das razões para a Asduerj pedir o adiamento da prova é o fato da universidade não ter condições de funcionamento. A presidente da entidade sindical entende que a decisão dos conselheiros sinaliza uma possível saída da crise que afeta a Uerj. "Nosso alunos só tiveram uma semana de aula em 2016; o bandejão, a limpeza, os elevadores não funcionam, e nós estamos planejando 2017? Isso só pode ser uma indicação de que a Uerj achou uma solução para a crise."

Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o reitor Ruy Garcia Marques já tinha se posicionado contra a proposta, por acreditar a suspensão do primeiro exame de qualificação do vestibular Estadual prejudicaria a população. Depois da sessão, o professor explicou que a decisão foi bastante difícil, séria, responsável, onde foram expostos prós e contras, além de aprovada por ampla maioria.

"Prevaleceu a manutenção por respeito ao edital, elaborado e publicado anteriormente, e em respeito aos 80 mil estudantes que optaram por se inscrever no vestibular 2017. E também em respeito aos 9 mil alunos de fora do Estado, que certamente já compraram passagem."

A próxima plenária dos docentes está prevista para a próxima terça- feira, 24. Segundo Lia Rocha, nela serão discutidas e avaliadas as futuras movimentações em relação vestibular. A primeira fase do  Estadual 2017 ocorre no dia 12 de junho. O segundo Exame de Qualificação, no dia 11 de setembro. A última etapa, o Exame Discursivo, no dia 4 de dezembro.

Por: Larica Santos - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações