Folha Dirigida Entrar Assine

Coordenadora promete novidades e uma surpresa no PUC por um Dia


Com aproximadamente 200 atividades programadas, entre palestras, workshops, ações culturais, mostras de experimentos e informações sobre cursos de graduação, o "PUC por um dia" promete ser uma grande oportunidade para alunos do ensino médio conhecerem um pouco mais sobre tudo que envolve uma universidade.

A coordenadora do evento, Carmen Fagundes, falou um pouco sobre o que está programado para 13 de abril e adiantou que os visitantes podem esperar novidades em relação aos eventos anteriores, além de uma surpresa no dia. "Há muita oferta, por esta razão é fundamental que o estudante se prepare antecipadamente. No site do evento, ele encontrará a programação completa. Leiam atentamente todo o conteúdo do site, escolham algumas atividades, planejem bem o dia e não deixem de vir", aconselhou.

FOLHA DIRIGIDA - O que os estudantes podem esperar do "PUC por um dia"? O que encontrarão por lá?
Carmen Fagundes - No dia, serão oferecidas atividades englobando todos os cursos da PUC, sem exceção. A adesão da universidade é de 100%: departamentos, coordenações e todos os setores se envolvem e contribuem com a programação. Os estudantes, portanto, podem esperar por muitas informações relevantes para sua formação e escolha da carreira. A universidade estará de portas abertas e especialmente preparada para recebê-los.

Eles poderão conferir estandes com experimentos de alunos e participar de workshops. Diante de tantas atividades, qual será o grande ganho dos estudantes que comparecerem?
O ganho, naturalmente, é o contato com professores, alunos de graduação e pós-graduação, a interação com colegas de outras escolas e o conhecimento que, certamente, ele terá adquirido até o final do dia. Não se espera que o estudante saia de lá com conhecimento profundo sobre um ou mais cursos, mas que tenha um primeiro contato com este universo e obtenha informações que o ajude na reflexão sobre qual será sua escolha. Lembro ainda que, depois das palestras, os professores e pesquisadores estarão acessíveis. O contato direto com eles que, com certeza terão prazer em tirar dúvidas e trocar ideias, torna o "PUC por um dia" um evento rico em conteúdo.

É uma boa oportunidade para conhecerem melhor os cursos de graduação e tomarem uma decisão mais segura na escolha da carreira?

O evento tem como objetivos principais facilitar a escolha de uma carreira, através do contato direto com pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e apresentar o interior de uma universidade que conjuga ensino e pesquisa. É o primeiro contato desses alunos com a universidade, um portal para o futuro. Em apenas um dia, poderão conhecer um pouco mais sobre cada curso, interagir com universitários e professores e conhecer o campus da PUC-Rio, um espaço aprazível e diferenciado.

O "PUC por um dia" já acontece desde 2004. Qual é o balanço desses anos de realização e o que o de 2012 terá de especial em relação aos outros?
Embora o formato seja um sucesso e o público varie todos os anos, procuramos sempre introduzir algo diferente. Palestras sobre inovação tecnológica e engenharia de nanotecnologia, visita guiada ao Projeto Portinari e avaliações físicas ao longo do dia são algumas das novidades. Aumentamos as atividades para os professores visitantes, que acompanham os alunos, e mantivemos a excelente programação cultural, um sucesso em 2011. Além disso, usaremos uma tecnologia diferente para divulgar a programação, mas isso é uma surpresa para o dia.

Por: Renata - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações