Folha Dirigida Entrar Assine

Estadual 2013: escolha do curso e cotas apenas na segunda etapa


Os vestibulandos já podem começar a se organizar para prestar o vestibular Estadual 2013. Na última semana, foi divulgado o edital relativo aos Exames de Qualificação, que funcionam como primeira etapa do concurso e podem eliminar os candidatos que não alcançarem um desempenho mínimo.

Vale lembrar que a escolha da carreira e a opção por concorrer via sistema de cotas só são feitas a partir do Exame Discursivo, segunda etapa do processo seletivo. Portanto, a principal preocupação dos candidatos, por enquanto, deve ser conseguir uma boa nota na primeira fase.

As inscrições para o primeiro Exame, marcado para o dia 17 de junho, estarão abertas a partir do dia 3 de abril. O prazo vai até o dia 25 do mesmo mês. O procedimento poderá ser realizado via internet ou no Laboratório de Informática da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no Pavilhão João Lyra filho, no campus Maracanã. Os interessados devem ficar atentos, pois para fazer o cadastro no sistema será obrigatório informar o CPF. Além disso, ainda será necessário preencher o requerimento, o questionário de informações socioculturais e imprimir um boleto para o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$45, até o dia 27 de abril. O resultado das solicitações de isenção de taxa de inscrição sairá no dia 30 de março. No concurso anterior, foram registradas 6.203 solicitações, sendo 2.545 deferidas.

O segundo Exame acontecerá em 16 de setembro, com inscrições em julho. Juntos, os dois correspondem à primeira etapa do concurso e podem render até 20 pontos de bonificação. Os candidatos poderão participar de apenas um deles ou ainda de ambos. Nesse caso, somente o melhor desempenho será considerado para o cálculo do resultado final. No entanto, para ser aprovado é preciso acertar mais de 40% da prova. Aqueles que conseguirem a classificação poderão participar do Exame Discursivo, segunda etapa, que vale, no máximo, 80 pontos. A nota final será obtida através da soma dos desempenhos nas duas fases.

No concurso anterior, a Uerj e o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) reservaram 45% de suas vagas para os candidatos comprovadamente carentes, sendo 20% para estudantes negros e indígenas; 20% para estudantes oriundos da rede pública de ensino; e 5% para pessoas com deficiência, nos termos da legislação em vigor, e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

Além das duas instituições, o Estadual 2013 também selecionará calouros para a Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II / CBMERJ. Entretanto, não oferecerá mais vagas para ingresso no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). O comando da corporação informou que o processo seletivo está temporariamente suspenso, já que o quadro atual supre a demanda.

Serviço
www.vestibular.uerj.br

Por: Larica Santos - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações