Folha Dirigida Entrar Assine

Estadual 2013: veja dicas para a prova de Português


Os inscritos no vestibular Estadual 2012 estão em contagem regressiva: faltam poucos dias para o 1º  Exame de Qualificação. A primeira fase está marcada para o dia 17 de junho. E para garantir um bom  esempenho no exame, é hora de dar atenção especial às disciplinas, entre elas a Língua Portuguesa, e seguir algumas dicas e orientações.

As questões de Português integram a prova de Linguagens e Códigos do Vestibular Estadual. A área representa cerca de um terço da primeira fase. Para Kelly Giri, professora de Língua Portuguesa do  olégio M3, o momento agora é de revisar o que já foi trabalhado, pois dificilmente o candidato conseguirá aprender todos os tópicos nesse último mês.

"Eu acredito que o candidato com potencial para passar no vestibular não pode se preparar apenas nos últimos 30 dias. Com certeza, o intelecto dele não estará preparado para aquele tipo de prova. Mas o meu conselho é fazer revisão dos conteúdos,  muita leitura, conhecimento de mundo e se conscientizar de que o que foi feito até aqui é o que vale", afirma.
 
Outra dica da professora Kelly Giri é que o candidato não faça a preparação da prova apenas pensando no conteúdo, uma vez que os atuais modelos de vestibulares também valorizam outros aspectos. A troca de informações com os colegas também pode ser um ponto decisivo nesta reta final. Para a professora, é preciso evitar desgastes neste momento.

"Os últimos 30 da prova de vestibular tem que ser de tranquilidade. O vestibulando deve procurar o que está em dúvida, o que não sabe muito e manter a calma, pois a maior parte já está feita", disse a professora Kelly Giri.

Apesar de não ser tão extenso como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Exame de Qualificação do Vestibular Estadual, que seleciona para a Uerj e a Uezo também é desgastante para o candidato. A prova apresenta um conteúdo básico tão longo quanto o apresentado pelo exame federal. No entanto, alguns tópicos costumam ser cobrados frequentemente pela a banca do vestibular.

"A parte de semântica está muito valorizada não só na Uerj, mas em qualquer concurso público. Outro ponto muito cobrado é a intertextualidade, a conversa de um texto ou uma disciplina com outra. E, ao contrário do que muitos pensam, a gramática também não deixou de ser cobrada, pois sempre há algumas questões", afirmou Kelly Giri.

Além de tomar certos cuidados com a preparação nesses dias que antecedem a prova, o candidato também deve reforçar a atenção durante a resolução do vestibular. De acordo com a professora Kelly Giri, é preferível pular uma questão em caso de dúvida do que marcar uma alternativa aleatoriamente. Atenção ao enunciado também é fundamental.

"O candidato precisa pensar que aquilo ali é a decisão do futuro dele. Não tem como prosseguir na leitura de um enunciado se o vestibulando já se perdeu no meio do caminho. Na dúvida, espere um momento, passe para outra questão, depois volte com a cabeça mais fria, releia e pense sobre aquilo. Não saia marcando o que achar mais bonitinho", disse.
 

Por: Daiane Possimoser - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações