Folha Dirigida Entrar Assine

Estadual 2014: primeira fase pode ser decisiva na classificação


A partir do próximo dia 8, estarão abertas as inscrições para o primeiro Exame de Qualificação do vestibular Estadual 2014. Apesar de valer até 20% do total de pontos do processo seletivo, ela é, para muitos cursos decisiva para a classificação.

No cursos mais concorridos, poucos são os candidatos que conquistam a vaga sem ir com conceito A (que rende 20 pontos) ou o conceito B (que gera 15 pontos) para a etapa final. Para se ter uma ideia, em Medicina, carreira mais disputada no ano passado, na primeira lista de classificados, 93 obtiveram A e apenas um passou com conceito C.

As inscrições para o primeiro Exame de Qualificação poderão ser feitas até o dia 29, também de abril. Os interessados devem estar atentos, pois uma das exigências para a inscrição é o candidato usar o próprio CPF. Quem não tiver o documento deve providenciá-lo em agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. A inscrição é feita via internet, no site específico do vestibular Estadual 2014. Será preciso pagar uma taxa de R$49, até o dia 30 de abril, caso o inscrito não tenha conseguido isenção. As regras podem ser consultadas no edital, disponível na FOLHA DIRIGIDA ONLINE.

O primeiro Exame de Qualificação será realizado em 9 de junho. Para ser aprovado, é preciso acertar mais de 40% das questões da prova, o que, no ano passado, representava 25 de 60 itens. O candidato pode receber bônus de 5 pontos (conceito D, para mais de 40% até 50% de acertos), 10 pontos (Conceito C, para mais de 50% até 60% de acertos), 15 pontos (para mais de 60% até 70% de acertos) e 20 pontos (Acima de 70% de acertos).

Quem não conseguir aprovação no primeiro exame ou quiser tentar uma pontuação maior para a segunda etapa poderá fazer o segundo Exame de Qualificação. As inscrições para esta prova estão programadas para o intervalo entre 2 e 24 de julho e a prova está marcada para o dia 8 de setembro. O quadro de vagas e as informações sobre o sistema de cotas serão divulgados no edital da fase final, que deve ser liberado no segundo semestre.

O vestibular Estadual 2014 selecionará calouros para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), para o Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo) e para o curso de formação de oficiais da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II (CBMERJ).
 
Serviço
www.vestibular.uerj.br
Laboratório de Informática: Pavilhão João de Lyra Filho - Térreo - Uerj - Campus Maracanã

Por: Larica Santos - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações