Folha Dirigida Entrar Assine

Estadual 2015: oito dicas para não errar na inscrição


Até o dia 5 de maio é possível se inscrever para o primeiro Exame de Qualificação do vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Além da própria instituição, o Estadual 2016 seleciona calouros para o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro. Quem concluiu ou vai terminar o 3º ano do ensino médio pode participar.

A etapa inicial do processo seletivo consiste em dois exames: este primeiro, cuja prova será aplicada no dia 14 de junho, e o segundo, marcado para 13 de setembro. O candidato opta pela realização de cada um, separadamente, ou de ambos. Quem fizer as duas provas poderá levar o melhor resultado para a etapa final.

A aprovação nos Exames não implica garantia de participação na segunda fase, o Exame Discursivo. Na época específica, o candidato precisará fazer sua inscrição, quando ele poderá fazer sua opção de carreira, instituição e, se for o caso, pelo sistema de cotas.

Os exames de qualificação são compostos de questões de múltipla escolha nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Dependendo do desempenho na avaliação, é possível levar, para a fase final, de 5 a 20 pontos.

Confira abaixo, oito dicas para o candidato não ter problemas e ver sua inscrição ser efetivada com sucesso.

1 - Evite deixar a inscrição para os últimos dias! Assim, você dispõe de mais tempo ao colocar seus dados nos campos disponíveis e terá menor chance de perder o prazo por conta de problemas de acesso à internet. Através do endereço eletrônico da universidade, se inscreva com calma e prudência, e tenha em mãos o número do seu CPF e identidade.

2 - Quem não possui acesso a internet também pode se inscrever, pois a Uerj disponibiliza, gratuitamente, computadores no laboratório de Informática, no Pavilhão João Lyra Filho, térreo, de 10h às 17h, em dias úteis.

3 - O candidato que já prestou vestibular só precisa inserir seu CPF e senha no sistema. Os novatos devem, obrigatoriamente, se cadastrar. Preencha o requerimento de inscrição, sem pular o  Questionário de informações socioculturais.

4 - Ao término do cadastro, imprima o boleto de pagamento da taxa. Com ele em mãos, pague, até o dia 6 de maio, em qualquer rede bancária ou casa lotérica. O valor é de R$60. Fique atento pois depósito bancário ou transferência não serão aceitos como meios de pagamento. Estão excluídos desse procedimento, os que conseguiram isenção da taxa.

5 - Não jogue fora, amasse ou rasure a cópia do recibo bancário. Ele é sua comprovação, junto ao organizador do vestibular, caso haja eventuais problemas.

6 - Os portadores de necessidades especiais que precisam de condições específicas durante a prova devem solicitar o atendimento diferenciado, apresentando atestado médico, até o dia 8 de maio, na Uerj, no Pavilhão João Lyra Filho, bloco F, 1º andar, sala 1141, nos dias úteis, de 10h às 17h. Fique atento, pois o pedido só pode ser feito depois da confirmação de pagamento da taxa de inscrição.

7 - Mulheres com filhos recém-nascidos também têm o direito de pedir atendimento especial. É só comparecer no mesmo local indicado para quem possui deficiência, também até 8 de maio, nos dias úteis, das 10h às 17h. A mãe vai ser acompanhada por um adulto, responsável por cuidar do lactante no decorrer da prova. Os dois permanecerão em uma sala reservada.

8 - Estudantes que ainda não terminaram o ensino médio podem fazer os Exames de Qualificação, a fim de conhecer a forma da prova. É preciso se inscrever normalmente, assim como os demais, e pagar a taxa de inscrição. Contudo, não é permitido pedir isenção do valor da taxa para o segundo exame e nem participar da fase final.



 

Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações