Folha Dirigida Entrar Assine

Estadual 2016: coordenadora recomenda chegar com uma hora de antecedência


Neste domingo, dia 14, milhares de estudantes darão o pontapé inicial em direção ao ingresso no ensino superior. Trata-se do primeiro Exame de Qualificação do vestibular Estadual 2016. Após meses de dedicação aos estudos, entretanto, é preciso manter a cabeça no lugar e tomar alguns cuidados nos dias que antecedem a prova.

É importante verificar o local de realização com antecedência, de acordo com as informações do Cartão de Confirmação, disponível no endereço eletrônico do concurso, e se planejar para chegar uma hora antes do início da avaliação, programada para começar às 9 horas, a fim de evitar imprevistos. As orientações são da diretora do Departamento de Seleção Acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Dsea/Uerj), Elisabete Matar.

Ela também deu dicas importantes com relação ao estudo na véspera do exame e durante sua realização. "Nos últimos dias que antecedem à prova, o ideal é que o candidato apenas releia o material de estudo. O bom desempenho de um candidato está diretamente vinculado ao seu preparo e à sua dedicação, ao longo do tempo de sua escolarização. Na hora da prova, o candidato deve estar calmo e sem ansiedade, pois o Exame de Qualificação exige do participante muita atenção na leitura da prova, para que ele possa exercer o seu poder de crítica", aconselhou a diretora, acrescentando que o mesmo vale para o segundo Exame de Qualificação, pois ambos mantêm um paralelismo de cobrança e exigência.

Este ano, o primeiro Exame de qualificação atingiu a marca de 92.829 inscritos, um número recorde nos últimos anos. Para a professora Elisabete Matar, a criação de novos cursos, como Engenharia Ambiental e Sanitária, Relações Internacionais, Arqueologia, Engenharia Mecânica e Engenharia Química (Resende), nos últimos anos, e a credibilidade do modelo do Vestibular Estadual, o mesmo desde 2001, contribuíram para o crescimento.

Por: Renata - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações