Folha Dirigida Entrar Assine

Estadual: conceito A é quase uma obrigação em carreiras concorridas


O segundo Exame de Qualificação do vestibular Estadual 2014, cujo prazo para inscrições vai até o próximo dia 24, será aplicado em 8 de setembro. Na medida em que a data da prova se aproxima, os estudantes intensificam a preparação e a rotina de estudos, principalmente aqueles que tentarão uma vaga em graduações mais concorridas, casos em que uma pequena diferença na nota pode ser decisiva para a aprovação.

Nesse contexto, conquistar uma boa pontuação nos dois Exames de Qualificação, que juntos formam a primeira etapa do concurso e podem render 20, 15, 10 ou 5 pontos de bonificação para etapa final, é importantíssimo. O maior exemplo é o curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). No processo seletivo do ano passado, dos 94 classificados para o Exame Discursivo 93 ficaram com A, o maior conceito, e apenas um passou com C. Em Engenharia Química e Direito, ninguém conseguiu a classificação com D, que rende 5 pontos de bônus. Em Direito, 312 conseguiram passar pela primeira fase, dos quais 190 tiraram A, 81 ficaram com B e 41 alcançaram conceito C. Na Engenharia Química, foram 90 classificados, sendo 63 com A, 23 com B, 4 com C.

As inscrições devem ser feitas na página do vestibular, onde os estudantes farão o cadastro de seus dados pessoais, caso ainda não tenham, e preencherão o requerimento de inscrição e o Questionário de Informações Socioculturais. Após, será preciso imprimir o boleto para o pagamento da taxa na rede bancária, no valor de R$49.

A avaliação será composta por 60 questões objetivas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, nos mesmos moldes do primeiro Exame. No caso dos estudantes que participarem das duas provas, apenas o melhor desempenho será considerado. O concurso selecionará alunos para graduação na Uerj e no Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e para o curso de formação de oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II.

Por: Larica Santos - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações