Entrar Assine

Estadual: coordenadora explica critérios de correção


A coordenação do vestibular Estadual 2012 adota uma série de medidas para evitar que a subjetividade interfira no processo de correção das provas discursivas e redações. Segundo a diretora do Departamento de Seleção Acadêmica da Uerj (Desea-Uerj), Elisabeth Murad, os cuidados para evitar injustiças na hora da avaliação começam na elaboração das questões. Outra medida é organizar um padrão de respostas que ofereça um modelo o mais coerente possível de julgamento. “Como a correção é on-line, se houver qualquer discrepância de notas entre os 2 avaliadores, isto é detectado imediatamente e recorrigida pela Chefia de Banca de Correção”, explicou a diretora do Desea-Uerj, que, nessa entrevista, informa que está em estudo a adoção do Enem para ingresso na universidade e destaca o que é fundamental para aqueles que conseguirem a tão sonhada vaga tirarem o máximo proveito dos cursos oferecidos pela Uerj, Uezo e Academias Militares.

— De que forma a Uerj trabalha para que a subjetividade não influencie na avaliação das provas discursivas?
As Bancas de Elaboração montam suas provas a partir da orientação de que a questão discursiva deve propor tarefas bem definidas, esclarecendo a direção a imprimir à resposta e o âmbito nela desejado. Isto faz com que os candidatos tenham o mesmo rumo nas respostas. Uma outra orientação básica para atenuar a subjetividade é a de organizar, junto com as questões, um padrão de respostas que ofereça um modelo coerente de julgamento, ou seja, uma base menos instável para a comparação das respostas dos candidatos. Ao longo da análise e discussão da prova, esse padrão de respostas vai sendo reajustado e a sua forma final só é dada no início do processo de correção, após o treinamento. Esses procedimentos nos dão a garantia de que a subjetividade no julgamento das respostas pode ser minimizado, evitando-se assim tendenciosidades do examinador. Como a correção é on-line, se houver qualquer discrepância de notas entre os 2 avaliadores, isto é detectado imediatamente e recorrigida pela Chefia de Banca de Correção.

— Há alguma sugestão que a senhora gostaria de passar aos candidatos para depois da realização da segunda etapa? Alguma recomendação relativa à documentação? Ou a calendário?
Os candidatos devem ficar atentos às datas estabelecidas no Calendário. O candidato que não comparece nas datas previstas para realizar a pré-matrícula, a inscrição em disciplinas ou que não efetua seu registro de interesse é considerado desistente e eliminado do Vestibular.

— Está em discussão, pela Uerj, alguma mudança no formato do vestibular para o ano que vem ou a adoção, de alguma maneira, do Enem?
O assunto está em fase de estudos.

— O que os estudantes que conseguirem a vaga na Uerj podem esperar da universidade?
Adquirir uma instrução profissional de alto nível que lhes permita atuar nos diversos setores da sociedade e vivenciar inúmeras oportunidade de desenvolver também atividades de pesquisa, extensão e serviços à comunidade.

— O que é fundamental, da parte deles, para que possam aproveitar tudo o que a universidade tem a oferecer a eles, do ponto de vista acadêmico?
Tenacidade. Manutenção do interesse em adquirir conhecimentos e produtos que embasem uma vida útil e de aplicação em benefício da sociedade. A Uerj busca a formação de profissionais cidadãos que estejam à altura dos desafios desta sociedade em acelerada mutação.

— Naturalmente, o acesso a uma boa universidade é importante, mas não se trata do único aspecto essencial para o sucesso na vida profissional. O que, a seu ver, também é importante para que a formação na Uerj tenha os desdobramentos do ponto de vista profissional e humano que eles esperam?
Desejamos que os candidatos acreditem ser o estudo o caminho em direção a uma carreira sólida, de qualidade e comprometida com a superação dos problemas da sociedade brasileira.

Por: Renata - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações