Folha Dirigida Entrar Assine

Inscrição na 2ª etapa começa dia 19


As inscrições para a segunda fase do vestibular estadual 2015 serão abertas a partir do próximo dia 19. O prazo vai até o dia 5 de outubro. O vestibular seleciona calouros para vagas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e no Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar.
 
No total, os estudantes que participam do vestibular 2015 entram na disputa por uma das 5.849 vagas que as instituições ofertam. A Uerj, com o maior quantitativo, disponibiliza 5.601 vagas distribuidas em 50 cursos de graduação, em diversas áreas. Somente poderá participar da prova candidatos que tiveram aprovação em pelo menos um dos exames de qualificação do vestibular estadual 2015 e que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio. O participante deverá realizar a inscrição através do site do vestibular estadual 2015 e, em seguida, pagar o boleto no valor de R$90, referente a taxa de inscrição, até o dia 6 de outubro. As provas serão aplicadas no dia 30 de novembro no local indicado no cartão de confirmação da inscrição.
 
No vestibular estadual existe ainda, a possibilidade de disputar as vagas pelo sistema de cotas. A Uerj e Uezo reservam 45% de suas vagas para estudantes negros e indígenas, para estudantes oriundos da rede pública de ensino e para pessoas com deficiência e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária mortos ou incapacitados em razão de serviço.
 
Para todas as opções, o candidato deverá comprovar ainda a condição de carência socioeconômica. Para disputar através do sistema, no Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar, a reserva corresponde apenas a 20% das vagas para estudantes negros.
 
O exame final será composto de três provas discursivas sendo uma prova de Língua portuguesa Instrumental com redação, que será aplicada para todos os cursos, e duas provas de disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido. Os candidatos às vagas no Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar passarão ainda por avaliações específicas aplicadas pelo CBMERJ, entre elas, exames físicos e de saúde.
 
Serviço
www.vestibular.uerj.br 

Por: Roberta Ara - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações