Folha Dirigida Entrar Assine

Mais de 8 mil vagas em vestibulares públicos no Rio


Quem deseja cursar uma universidade pública do Rio de Janeiro tem uma ótima oportunidade. Estão abertas as inscrições para dois vestibulares: o do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio (Cederj) e da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro (Faetec-RJ).

Ao todo, os concursos ofertam 8.321 vagas em diversas instituições públicas do estado. No caso do Vestibular Cederj 2016/1, as vagas são em cursos superiores de tecnologia, licenciaturas e bacharelados, todos na modalidade semi-presencial, onde parte das atividades é realizada a distância. Já na Faetec-RJ, o candidato pode realizar cursos de graduação tecnológica, com duração média de dois anos e meio, ou licenciatura em Pedagogia com duração de quatro anos, todos de forma presencial.

Ambos os processos seletivos têm o sistema de reserva de vagas. É preciso atenção em relação a forma de ingresso e às exigências dos vestibulares. Além disso, também é necessário saber sobre os procedimentos para inscrições, relação de vagas, data das provas, entre outros. Veja abaixo detalhes de cada vestibular.

Vagas (Cederj) — Ao todo, são 7.749 vagas distribuídas pela UFRJ, UFRRJ, UFF, Uerj, UniRio, Cefet e a Uenf. As oportunidades estão distribuídas pelos seguintes cursos: Administração (711), Administração Pública (400) e Engenharia de Produção (400), pelos cursos Superiores de Tecnologia em Sistemas de Computação (529), Gestão do Turismo (250) e Segurança Pública (950); e pelas Licenciaturas em Ciências Biológicas (871), Física (375), Geografia (240), História (250), Letras (300), Matemática (830), Pedagogia (1.040), Química (318) e Turismo (285).

Vagas (Faetec-RJ) — São, ao todo, 572 vagas. O curso de graduação em Pedagogia tem vagas no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (60), no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (102), além das unidades da Faetec-RJ em Bom Jesus de Itabapoana (48), Itaperuna (48) e Santo Antônio de Pádua (48). Na unidade de Três Rios, além de 35 vagas para o curso de Pedagogia, há 30 vagas para o curso de Tecnologia em Logística. Na Faeterj de Paracambi, são 32 vagas no curso de Tecnologia de Sistemas de Informação e mais 32 no de Tecnologia em Gestão Ambiental. Na de Petrópolis, há 64 vagas, todas para o curso superior em Tecnologia da Informação e Comunicação. No caso da Faeterj Rio, há 46 vagas no curso de Tecnologia em Análise de Sistemas Informatizado; Na unidade de Duque de Caxias, a opção é o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais oferece 46 vagas.

Inscrições - No Vestibular Cederj para o primeiro semestre de 2016, as inscrições ocorrem até o próximo domingo, dia 22, exclusivamente pela internet. Durante o procedimento, os interessados devem escolher o curso/polo com até duas opções de campus localizados na mesma região. As inscrições para o vestibular da Faetec são realizadas no site da própria instituição ou da Fundação Bio-Rio, que organiza o processo seletivo. O prazo vai até o dia 29 de novembro.

Taxa de inscrição — O valor da taxa de inscrição para o Vestibular Cederj é de R$65. Já para o vestibular da Faetec-RJ custa R$39. Em ambos os vestibulares o prazo para solicitar isenção do pagamento destes valores já foi encerrado.

Processo Seletivo — No Vestibular do Cederj, a avaliação ocorrerá no dia 19 de dezembro. Na ocasião, será realizada uma prova com 40 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Biologia, Física, Matemática, Química, Geografia e História. Além delas, os inscritos respondem a cinco perguntas discursivas, de acordo com o curso desejado. No caso do Vestibular da Faetec-RJ, a prova está marcada para o dia 13 de dezembro, quando serão aplicadas questões de Português e Matemática, além de uma redação.

Serviços:
www.cederj.rj.gov.br

Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações