Folha Dirigida Entrar Assine

Prazo aberto para isenção de taxa e reserva de vagas no Cederj


As inscrições para o vestibular 2016/1 da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Cecierj) ainda não começaram. Porém, quem deseja requerer isenção da taxa de pagamento tem até 2 de outubro para fazer o pedido. Durante este período também será realizada a pré-inscrição para as políticas afirmativas relativas a lei estadual e à lei federal de cotas.

Poderão participar do vestibular aqueles que concluíram o ensino médio ou estão em condições de terminá-lo até a época da matrícula. A isenção da taxa será concedida aos que tiverem renda per capita mensal bruta igual ou inferior a R$1.017. Para concorrer, o candidato deverá acessar a página da Cederj e preencher o requerimento de isenção e pré-inscrição. Entre a documentação exigida está CPF, Certificado ou Histórico Escolar, carteira de trabalho e comprovantes de despesa. Professores devem seguir estes mesmos procedimentos e, além disso, digitalizar a cópia dos três últimos contracheques.

Os que desejarem fazer inscrição para políticas afirmativas têm opções que variam de acordo com as instituições de ensino. No caso da lei estadual de cotas, os cursos abrangidos são apenas os ofertados pela Uerj e pela Uenf. Do total das vagas, 20% destinam-se a negros, pardos e indígenas, 20% aos ex-alunos da rede pública de ensino e 5% às pessoas com deficiência física e aos filhos de militares incapacitados ou mortos em serviço, nos termos da legislação vigente.

Em relação às cotas para instituições federais, 50% são para ampla concorrência e 50% para a política afirmativa. Das vagas reservadas, metade é para quem concluiu o ensino médio na rede pública possui renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. A outra metade é para quem possui patamar de remuneração superior a este, também entre os que estudaram em escolas públicas. Das vagas reservadas a cada um dos grupos de renda, parte é destinada a negros e pardos, de acordo com a distribuição desses grupos étnicos no estado.

Algumas instituições também possuem reserva para professores da rede pública, em atividade. As vagas, neste caso, são para cursos de Licenciatura. Todos os interessados em fazer o vestibular do Cederj precisam também ter concluído ou estar em condições de terminar o ensino médio este ano. As aulas começam no primeiro semestre, em regime semipresencial. As vagas são para cursos de graduação ofertados pela UFRJ, UniRio, Cefet/RJ, UFF, Uerj e Uenf.

Por: Larica Santos - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações