Folha Dirigida Entrar Assine

Primeiro Exame será no dia 17 de junho


O tradicional modelo do vestibular Estadual está mantido para o concurso deste ano. O primeiro Exame de Qualificação, marcado para o dia 17 de junho, funciona, junto com o segundo Exame, como primeira etapa do processo seletivo, que pode render até 20 pontos de bonificação ou eliminar candidatos.

As duas avaliações serão compostas por questões de múltipla escolha, agrupadas em três áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias. Os candidatos poderão participar de apenas uma delas ou ainda de ambas. Nesse caso, somente o melhor desempenho será considerado para o cálculo do resultado final. Os vestibulandos cujo número de acertos for igual ou menor do que 40% não poderão participar do Exame Discursivo, segunda fase do processo seletivo, que vale 80 pontos. O segundo Exame de Qualificação está previsto para 16 de setembro, com inscrições no mês de julho. O procedimento para participar é idêntico ao primeiro. Vale lembrar que a escolha da carreira e a opção por concorrer via sistema de cotas só são feitas a partir do Exame Discursivo, que ainda não teve seu cronograma divulgado.

No concurso anterior, a Uerj e o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) reservaram 45% de suas vagas para os candidatos comprovadamente carentes, de acordo com os termos estabelecidos no edital, sendo 20% para estudantes negros e indígenas; 20% para estudantes oriundos da rede pública de ensino; e 5% para pessoas com deficiência, nos termos da legislação em vigor, e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

Ao contrário dos últimos concursos, o Estadual 2013 não oferecerá vagas para ingresso no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). O comando da corporação informou que o processo seletivo está temporariamente suspenso, já que o quadro atual supre a demanda. A seleção, este ano, valerá para a Uerj, o Centro Universitário da Zona Oeste e para o curso de formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros.

Por: Larica Santos - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações