Folha Dirigida Entrar Assine

Uerj: inscrições para a 2ª etapa terminam nesta quinta, 15


As inscrições para a segunda fase do vestibular Estadual 2016 terminam às 23h59 desta quinta-feira, 15. Somente pode participar do Exame Discursivo quem obteve aprovação em pelo menos um dos Exames de Qualificação. Outra exigência é ter concluído ou possuir condições de completar o ensino médio até o fim deste ano. O Estadual seleciona calouros para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo) e Academia de Bombeiro Militar (ABM D. Pedro II).

Para se inscrever, os candidatos devem acessar a página da instituição e preencher o requerimento de inscrição. Em seguida, imprimem o boleto bancário, cujo valor é de R$117. A data limite para  pagamento da taxa é 16 de outubro. Aqueles que optarem por concorrer às vagas reservadas pelo sistema de cotas devem, ainda, declarar a condição de carência econômica, e enviar a documentação comprobatória também até o dia 16. O edital, com a lista completa dos documentos, encontra-se na FOLHA DIRIGIDA Online.

Uerj e Uezo destinam 45% de suas vagas por três grupos de cotas. Desse total, 20% destinam-se aos negros, pardos e indígenas e 20% para os estudantes oriundos da rede pública de ensino, nos termos da legislação. Os 5% restantes são para as pessoas com deficiência e os filhos de policiais civis, militares ou bombeiros mortos ou incapacitados em serviço. Além de fazer parte de um desses grupos, para concorrer às vagas reservadas, é preciso ter renda per capita mensal bruta familiar de até R$1.182.

São oferecidas, ao todo, 5.977 vagas. A Uerj possui a maior quantidade: 5.751. Em seguida, a Uezo, com 176 e por fim a Academia, que oferta 50 vagas. Para a Uerj, entre os cursos oferecidos, estão os de Administração, Relações Internacionais, Desenho Industrial, Química,  Ciências Atuariais, Engenharia de Produção, Jornalismo e Psicologia.

Previsto para ocorrer no dia 29 de novembro, o Exame Discursivo é  composto de três provas: uma de Língua Portuguesa Instrumental com Redação, comum a todos os inscritos e mais duas de disciplinas específicas. No total, o Exame vale 80 pontos, que correspondem ao somatório da pontuação obtida nas três avaliações. Já o resultado final é obtido através da soma do Exame Discursivo com os pontos/conceitos recebidos no Exame de Qualificação. O resultado final e os procedimentos necessários à matrícula sai no dia 23 de janeiro.

Serviço
www.vestibular.uerj.br

Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações