Folha Dirigida Entrar Assine

Uerj realiza sem muitos problemas a etapa discursiva do vestibular


Em clima de tranquilidade, foi realizada a última etapa do vestibular Estadual 2016. Ao todo, foram 44.227 inscrições para o Exame Discursivo, sendo 42.245 efetuaram o procedimento de inscrição até fim. Integrantes da organização do vestibular acreditam que a queda se deu pelo fato de a prova da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) ser realizada também neste mesmo dia.

Os estudantes chegaram cedo ao local de prova e não encontraram dificuldades para ter acesso às salas dos exames. Os portões foram fechados às 9 horas. Uma manifestação de alunos que estendiam uma faixa que pedia o pagamento das bolsas dos cotitas e dos salários dos funcionários terceirizados agitou o campus da Uerj, no Maracanã, um dos maiores locais de prova. Porém, o ato não interferiu na entrada dos candidatos para fazerem o Exame Discursivo.

Não houve relatos de atrasados. A limpeza das salas e a segurança dos candidatos estavam garantidas, embora a Uerj tenha ficado quase totalmente sem funcionar, por conta da falta do repasse de verbas pelo governo do Estado. A Polícia Militar estava no local prestando assistência e o trânsito na região não apresentou retenções. Antes do Exame discursivo os vestibulandos comentaram sobre as expectativas em relação a prova.

O clima dos candidatos antes da prova era de tranquilidade. Muitos estudantes faziam o exame somente para se preparar para as próximas edições do vestibular. Este é o caso da estudante Viviane Dias, 17 anos. A jovem está no 2° ano do ensino médio e conta que pretende cursar Odontologia na universidade. “Eu estava bem nervosa, mas ainda tenho o 3° ano para cursar. Só estou mais tranquila agora por conta disso.”

Já o estudante Vinícius Noronha, 18 anos, tentava, antes da prova, controlar a ansiedade e ficar tranquilo para realizar o exame. O vestibulando, confiante, falou das expectativas sobre o processo seletivo. “Eu vou tentar uma vaga para o curso de História. Estou um pouco nervoso, mas espero passar.”

Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações