Folha Dirigida Entrar Assine

Uerj terá plantão para tirar dúvidas


A segunda fase do vestibular Estadual 2014 será neste domingo, dia 1° de dezembro. Os 48.887 inscritos, que passaram pelo Exame de Qualificação, agora farão a prova discursiva, última e decisiva etapa do concurso. Serão submetidos a questões de Língua Portuguesa, com Redação, para todos os cursos, e duas provas de disciplinas específicas, de acordo com a carreira escolhida.

A prova começará às 9h e terá cinco horas de duração. A recomendação de Elisabeth Murad, diretora do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), órgão responsável pela organização do processo seletivo, é para que os candidatos estejam no local de realização do exame com, no mínimo, uma hora de antecedência ao início da prova munidos de cartão do confirmação de inscrição e documento oficial de identificação com foto. “A prova deve ser resolvida sem tensões e sim com tranquilidade e confiança, no seu processo de aprendizagem ao longo do tempo. Antes de responder, devem fazer uma leitura crítica e cuidadosa de cada questão, estabelecendo as conexões necessárias, com segurança nos conteúdos que domina”, aconselhou.

No dia anterior à prova haverá uma equipe de plantão das 10 às 16 horas na Central de Atendimento do Dsea, pelo telefone e e-mail, para esclarecer eventuais dúvidas dos estudantes. O uso de calculadoras, computadores portáteis, celulares ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos está proibido. Quem desrespeitar as regras estará eliminado do vestibular Estadual 2014. Todas as regras estão listadas no edital de convocação para o exame discursivo, disponível na FOLHA DIRIGIDA ONLINE.

O exame discursivo vale 80 pontos, que correspondem ao somatório da pontuação obtida nas três provas, considerando seus respectivos pesos, conforme tabela disponível em edital. As notas serão divulgadas dia 21 de dezembro. “A banca de correção utiliza um padrão de respostas, que é discutido com os especialistas da área, em várias reuniões, a fim de evitar a subjetividade. Todas as disciplinas são corrigidas por dois avaliadores, que seguem os respectivos padrões, e a redação, em especial, segue os critérios definidos em uma grade de correção, discutida em um treinamento”, explicou Elisabeth.

Já nos dias 26 e 27 do mesmo mês, os estudantes poderão entrar com pedido de revisão. Para isso, os interessados deverão acessar a página do vestibular, na internet, preencher o requerimento de revisão de notas das provas discursivas e pagar uma taxa no valor de R$23. A revisão será feita pela chefia da banca e seus supervisores. Entretanto, é importante ressaltar que a nota pode aumentar, mas também existe a possibilidade de ser mantida ou até mesmo diminuída. O resultado estará disponível no próximo dia 27 de janeiro.

O resultado será somado ao melhor desempenho de cada candidato em um dos dois Exames de Qualificação. Nesta etapa, os estudantes fizeram provas nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, que rederam bônus de 20, 15, 10 ou 5 pontos, dependendo do número de acertos. A lista com os candidatos classificados, bem como o boletim do candidato e os locais para a realização dos procedimentos de matrícula, será divulgado em 27 de janeiro.

A convocação para pré-matrícula (preenchimento do requerimento e entrega da documentação), será feita nos dias 6, 7 e 10 de fevereiro. O vestibular Estadual seleciona para ingresso nos cursos de graduação da Uerj; do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO); e no Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (ABM D. Pedro II/CBMERJ).

Serviço
www.folhadirigida.com.br
www.vestibular.uerj.br
Central de Atendimento: 2334-0239 / 2334-0275 / 2334-0669
E-mail: [email protected]

Por: Renata - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações