Folha Dirigida Entrar Assine

UFRJ amplia oferta de vagas para transferência


Nesta segunda, dia 14, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgou algumas mudanças no Processo de Transferência 2013. Uma delas é a inclusão dos cursos de Química (Atribuição Tecnológica) e Bacharelado em Química no concurso. A oferta será de 15 vagas para a Transferência Externa Facultativa e outras cinco para a Isenção de Concurso de Acesso (Química com atribuição Tecnológica), e 10 vagas também na modalidade de Isenção para o bacharelado.

Os candidatos precisam ter atenção, porque a universidade reduziu a  oferta em alguns cursos. São eles: Artes Cênicas - Direção Teatral (de 03 para 01 vaga) na Transferência Externa Facultativa; e em Administração (de 10 para 05 vagas na Transferência Externa Facultativa, e de 06 para 05 vagas na modalidade de Isenção). Com as mudanças, o total de vagas aumentou de 2.101 para 2.123.

As inscrições para a modalidade de Transferência Externa Especial terminaram no último domingo, dia 14. No entanto, para as demais modalidades, as inscrições começam dia 16 e prosseguem até 24 deste mês. O registro pode ser feito pela internet e não há taxa de inscrição. Além disso, os candidatos deverão realizar a entrega da documentação requerida pela universidade entre os dias 17 e 21 de janeiro (especial), e de 16 a 25 de janeiro (facultativa/isenção). A lista de documentos é a seguinte: cópia do documento de identidade, além do original; dois retratos 3x4; comprovante de matrícula ativa na universidade de origem e histórico escolar atualizado.

O processo por Transferência Externa Facultativa é destinado a candidatos que estão cursando graduação em outras instituições de ensino superior e desejam ingressar na UFRJ. A Isenção de Concurso de Acesso é voltada para aqueles que já possuem diploma e desejam cursar uma nova graduação. Já a Transferência Externa Especial, esta utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio de 2011 (Enem 2011) como parâmetro de avaliação. Para estes, é necessário ter obtido pontuação mínima de 2.093,6 no Enem.

Os candidatos à Transferência Externa Especial também deverão ter cursado, em sua graduação de origem, disciplinas que correspondam em equivalência, a pelo menos 50% das registradas na UFRJ, nos dois primeiros períodos do curso. Nas demais modalidades será exigido apenas estar regularmente matriculado em cursos de graduação no Brasil, reconhecidos pelo MEC.

Os candidatos à transferência facultativa serão submetidos a duas etapas: uma prova de redação e uma prova específica, com o valor de 0 a 10, que serão aplicadas nos dias 20 e 22 de fevereiro. Os inscritos que tirarem nota inferior a 5,0 serão automaticamente eliminados. Os cursos que oferecem mais vagas são Nutrição (Facultativa), com 24 vagas; Licenciatura em Educação Artística - Desenho (Isenção), com 17 vagas; e Engenharia - Básico (Especial), com 25 vagas.

Serviço
www.acessograduacao.ufrj.br

Por: Larica Santos - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações