Folha Dirigida Entrar Assine

UFRJ oferece 694 vagas para


A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) abre inscrições na próxima segunda-feira, dia 4, para 694 vagas de transferência externa e reingresso. Os interessados podem se candidatar somente pela internet até o dia 11 para concorrer a uma vaga entre os 117 cursos de graduação no Rio de Janeiro e nos campi de Macaé e Xerém (Duque de Caxias). A distribuição das vagas pode ser consultada no edital, disponível nesta página.

Ao todo, são oferecidas 360 vagas de transferência externa para alunos de outras universidades e institutos de ensino superior, reconhecidos pelos órgãos competentes, que desejam estudar na UFRJ. Podem se candidatar estudantes regularmente matriculados no ano letivo de 2012 em cursos de graduação de todo o Brasil.

Já para profissionais com nível superior completo e que desejam iniciar uma nova graduação, são oferecidas 334 vagas de reingresso. Podem se candidatar graduados em universidades ou candidatos que possuam cursos de nível superior em academias ou escolas militares. Além disso, é necessário que o candidato possa ser dispensado de pelo menos 20% da carga horária do curso pleiteado.

As duas modalidades de ingresso isentam o candidato da participação no concurso de acesso, realizado através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entretanto, entre os dias 27 e 28 de junho, os candidatos deverão fazer uma prova de Redação, marcada para às 9 horas do dia 27, e uma de conhecimento específico, que deverá ser agendada a partir das 10h30 do dia 27, de acordo com cada coordenação de curso.

Serão eliminados da disputa candidatos que obtiverem nota inferior a 5 na prova de conhecimento específicos, que variam de acordo com o curso escolhido. Aqueles que obtiverem nota superior terão a prova de Redação corrigida. Entretanto, para continuar concorrendo à vaga, é necessário ter pontuação maior que 5,0 pontos na Redação.

As provas de transferência externa e reingresso não cobram taxa de inscrição. Os candidatos podem escolher entre diversos cursos, como Comunicação Social, Ciências Econômicas, Matemática e Física nos campi do Rio de Janeiro. Em Macaé, para os cursos de Enfermagem e Obstetrícia, Licenciatura em Química e Farmácia. Já em Xerém, há vagas para Ciências Biológicas - Biotecnologia e Nanotecnologia.
 

Por: Daiane Possimoser - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações