Folha Dirigida Entrar Assine

Vestibular Uerj: estudante do PH gabaritou o 1º Exame de Qualificação


O vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) é um dos principais do país. O primeiro Exame de Qualificação, que é a primeira etapa do processo seletivo da universidade, é considerado de difícil resolução, uma vez que são mais de 60 questões cobrando conhecimentos de todas as disciplinas. Na maioria das vezes, mais de uma matéria aparece em uma única pergunta.
 
Mesmo sendo uma avaliação difícil, o bom desempenho na prova é possível. A estudante Beatriz Pêgo é um exemplo disso. A aluna, de 17 anos, estuda no 3º ano do ensino médio do Colégio PH e foi a primeira candidata a gabaritar a prova do Exame de Qualificação da Uerj, que aconteceu no último dia 9.
 
Segredo para ter um bom desempenho não existe, garante a estudante, que tentará o curso de Medicina. "É estudar mesmo, não temos outro caminho. Acho que a dedicação e o esforço durante os estudos são essenciais, além de manter a calma e o foco durante a prova. Focar em cada estilo de prova é muito importante. Meu foco, após esse 1º Exame, é a prova do Enem", diz a aluna, que no ano passado fez os dois exames de qualificação da Uerj, conseguindo conceito "A" em ambos.
 
Mesmo tendo bons resultados nos vestibulares que utilizou como treinamento, a pontuação alcançada a surpreendeu. A sua rotina de estudos foi apontada como o principal motivo para o seu desempenho. "Estudo todos os dias para que não acumule matéria. Não priorizo nenhuma disciplina, nem área de conhecimento. Muitas provas são de múltipla escolha, com todos os conteúdos sendo cobrados".
 
Apesar de ter um compromisso com os estudos, Beatriz Pêgo diz que é importante conciliá-los com momentos de lazer. Ela garante que é possível encontrar tempo para fazer atividades que sejam benéficas para o corpo e para a mente. Segundo a estudante, é fundamental ter um momento de desestresse.
 
"Faço atividades físicas para relaxar. Frequento academia três vezes por semana. É o momento que eu domino a minha tensão. Não é preciso abrir mão de tudo. Algumas coisas ficam para trás, mas não tudo. É preciso ter um tempo para a família, sair um pouco com os amigos. Não é necessário ser radical", aconselha Beatriz.
 
As inscrições para o 2º Exame de Qualificação vão de 0h do dia 2 de julho as 23h59 do dia 24 de julho. Podem participar também quam não realizou o 1º Exame de Qualificação. A taxa de inscrição será de R$49 e deverá ser quitada até o dia 26 de julho. No dia 2 julho será divulgado, pela organização do vestibular, quais os procedimentos para isenção da taxa de inscrição.
 
A emissão do cartão de confirmação de inscrição no concurso (CCI) será feita no dia 26 de agosto. Ele é de apresentação obrigatória no dia da prova, junto a identificação original, válida e com foto. Nele estará o local que o candidato realizará a prova, que será aplicada no dia 8 de setembro, as 9h. Os resultados serão publicados no site do vestibular estadual no dia 17 do mesmo mês.
 
Serviço

Por: Simone Cristina - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações