Uma viagem pela história do Grupo FOLHA DIRIGIDA

Novembro de 1985. Chegava às ruas, no Rio de Janeiro, a edição número 1 da FOLHA DIRIGIDA. Naquela fase inicial, o jornal podia ser encontrado em apenas 150 bancas da cidade. Hoje, alcança cerca de 32 mil pontos de venda, em todo o território nacional, sempre com forte exposição e apoio dos jornaleiros. Atualmente, sua tiragem média mensal é superior a 2 milhões de exemplares. Somente no Rio circulam duas edições regulares por semana, em média com 24 páginas cada, além do Caderno de Educação e suplementos especiais.

Outro vital canal de comunicação, inexistente no ano da fundação da publicação, veio ampliar o acesso à informação e estreitar a relação com os leitores. Na virada para os anos 2000, a FOLHA DIRIGIDA decidiu ampliar seu foco de atuação ao criar sua versão online. Um site que, no 1º semestre de 2010, recebeu 2.713.155 visitas, com mais de 14 milhões de páginas vistas.

A FOLHA DIRIGIDA ONLINE conta, atualmente, com quase 3,5 milhões de internautas fidelizados. No site do Grupo estão disponíveis diversos serviços. Desde a venda de apostilas, por meio da Livraria Dirigida, até provas, chats com professores, edições especiais, e aulas em vídeo, além de um noticiário diferenciado. Com base em sua produção editorial pautada pela divulgação e defesa dos concursos públicos e da educação, a expansão do Grupo se materializou também no aspecto empresarial.

Crescimento fruto do reconhecimento

Dos primeiros passos na acanhada sala de 24 metros quadrados, no edifício Odeon, o jornal passou por sua primeira sede própria, na Rua do Senado, e ocupa hoje um prédio de sete andares na Lapa, com área total superior a 9 mil metros quadrados. O edifício, que o nome do jornalista Barbosa Lima Sobrinho, traz uma curiosidade histórica. Nele funcionou o Diário de Notícias, no qual Adolfo Martins, presidente da FOLHA DIRIGIDA, deu seus primeiros passos na profissão de repórter.

Quando da inauguração do edifício que leva seu nome, em dezembro de 1998, o então presidente da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) divulgou mensagem sobre o papel social desempenhado pelo jornal. "Quando vemos um jornal como a FOLHA DIRIGIDA, comprometido com a ampliação do mercado de trabalho, com a democratização das oportunidades, com a valorização da Educação e com a Cidadania, constatamos a presença vigorosa da imprensa assumindo seu papel de inequívoca relevância social", destacou, em um trecho do texto.

São Paulo foi o primeiro estado a ter uma edição segmentada, dentro da estratégia de regionalização das edições da FOLHA DIRIGIDA. Essa política evoluiu, de forma que hoje o jornal é lider em âmbito nacional. Em 2008, também a sucursal paulista da FOLHA DIRIGIDA foi transferida para uma nova sede, mais ampla, com cerca de 600 metros quadrados, na Rua Barão de Itapetininga.

O impulso da independência gráfica

Hoje o Grupo conta com cerca de 480 colaboradores que vieram, ao longo dos anos, somar forças aos pioneiros Adolfo Martins, Arnaldo e Maurício Figueiredo - os fundadores do jornal. Da pequena sala do Odeon, equipada com uma máquina de escrever Remington, saíram os primeiros exemplares da FOLHA DIRIGIDA, feitos quase que de forma artesanal. A informatização da redação ocorreu já na Rua do Senado. Voos mais altos, no entando, exigiam gráfica própria. O jornal, até esse estágio, ainda dependia do parque do jornal do Commercio.

O maior salto da FOLHA DIRIGIDA, exatamente por significar a sua independência gráfica e abrir horizontes para o crescimento, ocorreu 13 anos após sua criação, em 19 de outubro de 1998, quando foi inaugurada a sede atual, na Rua do Riachuelo, 114, incluindo o parque industrial no térreo, com a aquisição de uma rotativa - uma Goss Community. Máquina que, ampliada com novas unidades, imprime não apenas as publicações da casa, como também presta servições a terceiros, dando conta de 60 títulos mensais.

Perguntado sobre quais novas conquistas devem pautar os próximos anos da FOLHA Dirigida, o presidente do Grupo, Adolfo Martins, defende a continuidade da receita de sucesso até aqui empregada. "Inspiração, criatividade e talento, conjugados sempre com coragem de ousar, trabalho árduo, disciplina e determinação. Assim será o nosso futuro", concluiu.

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações