Entrar Assine

Programação Neurolinguística: um novo método para melhorar o desempenho de profissionais


Atualmente, as grandes empresas buscam novos critérios de avaliação no momento da seleção de um candidato. O comportamento, por exemplo, é um dos principais critérios na disputa por uma vaga. Portanto, conhecer outros idiomas e ter experiência já não é o suficiente. É preciso que o candidato tenha habilidade e facilidade de trabalhar em
grupo e a capacidade de se relacionar com pessoas de culturas diferentes dentro de uma empresa.

O Instituto Ideal, responsável por promover o desenvolvimento humano através de treinamentos, desenvolveu uma metodologia intitulada Programação Neurologística (PNL), que consiste em uma ferramenta moderna que pode ser utilizada por empresários, funcionários e indivíduos em geral para obter resultados que mostram além da capacidade intelectual e racional. O método, criado pelos donos da empresa, trabalha com diversos cursos baseados no conceito da Inteligência Emocional e ensina como aplicá-lo de maneira simples e objetiva no trabalho e na vida pessoal.

"Saber agir emocionalmente com inteligência pode trazer diversas vantagens no dia a dia e na carreira. Conseguir rápidas promoções, trazer resultados efetivos para a equipe e empresa, ampliação da rede de relacionamentos e aprendizado com maior facilidade são alguns dos benefícios quando o profissional desenvolve esta competência", explica um dos sócios e criadores da metodologia, Marcos Almerão. A proposta do treinamento não é restrita, apenas, aos funcionários ou candidatos. Diretores, empresários e gerentes podem, também, participar do programa, pois são cargos que lidam com escolhas, apresentação de soluções e motivação de equipes.

Em entrevista ao JORNAL EMPREGOS E ESTÁGIOS, o trainer em Programação Neurolinguística e consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Marcos Almerão, esclareceu alguns detalhes sobre o Programa.
 
Qual o principal objetivo da Programação Neurolinguística?
O objetivo é que a pessoa, através de técnicas que são utilizadas na PNL, tenha melhores resultados na vida profissional e pessoal, obter uma vida mais plena. Através destas técnicas, podemos reavaliar comportamentos inadequados.
 
O curso é voltado para alguma área profissional específica?
Não. Na realidade, ele é voltado para qualquer pessoa que queira se desenvolver enquanto ser humano, ter melhores resultados pessoais e rofissionais. Em algumas ituações, existem empresas que nos pedem reinamento. Portanto, nós customizamos esses treinamentos de acordo om as necessidades da empresa.
 
Quais são os primeiros sinais que os profissionais podem perceber quando não há equilíbrio e dificuldades dentro do ambiente de trabalho?
Normalmente, as dificuldades começam a aparecer nos relacionamentos pessoais, ou seja, um indivíduo que não consegue lidar com outros, ou quando ocorre um fato negativo na vida pessoal atingindo, consequentemente, a vida profissional. A dificuldade pode, também, se evidenciar na relação com um cliente, por exemplo. Neste caso, é possível perceber quando um profissional, com excelente conhecimento técnico, não consegue tirar plenitude disto por conta do desequilíbrio emocional. De um modo geral, toda a empresa sofre com o comportamento comprometido de um dos integrantes da equipe.
 
A Programação Neurolinguística serve, também, para a vida pessoal? Por quê?
A partir do treinamento emocional, isso trará um melhor desenvolvimento para a pessoa, autoconfiança e harmonia no ambiente familiar. Existem muitos ganhos.
 
Quais são as atividades realizadas ao longo do curso?
São diversas técnicas utilizadas, depende do treinamento. Existe, por exemplo, o Avantte, que treina as quatro sensações básicas do ser humano: raiva, medo, tristeza e alegria. Através de dinâmicas e técnicas que irão gerar bons desenvolvimentos.
 
Existe uma média de idade para a realização do programa? Crianças podem fazer, também?
Hoje, trabalhamos com o público jovem e adulto. Mas antes da realização do programa, conversamos com os responsáveis para saber se o jovem tem maturidade suficiente para participar. Não trabalhamos com crianças.
 
QUEM FEZ
O contador Vladimir Pimentel trabalha, há 22 anos, em um escritório contábil. Em outubro de 2012, ele foi participante do programa Avantte, com o método PNL e afirma que obteve bastante vantagens no campo profissional e pessoal, principalmente no relacionamento com a família. Ele explica que aprendeu a desenvolver melhor suas habilidades no trabalho e no relacionamento com os funcionários da empresa. Vladimir decidiu iniciar o programa por influência de um amigo. "Eu não acreditava muito no resultado do programa, sem nenhuma perspectiva. Mas, ao iniciá-lo, fui surpreendido", afirma. Ao conseguir bons resultados, por meio do programa, o contador indicou para vários funcionários da empresa onde trabalha, clientes e, inclusive, pessoas de sua família. "Levei meus três filhos, ex-esposa e dois sobrinhos", revela.

O programa mostra que, mesmo que o profissional tenha habilidades e bons conhecimentos técnicos, ele não consegue os por em prática se estiver, por exemplo, deprimido. "Não importa a qualificação técnica se o fator psicológico do profissional estiver comprometido", explica. O contador conta que conseguiu administrar melhor seus
sentimentos para que eles não interfirissem, de modo negativo, na sua vida profissional e pessoal. Ele revela que tinha dificuldades de demonstrar carinho para seus filhos. Na relação com eles, sempre colocava a parte financeira à frente. "Eles me davam a opção de almoçar juntos ou dar um presente. Eu escolhia dar o presente", diz. Após o programa, essa situação mudou. Hoje, ele tem maior aproximação com seus filhos e um melhor desempenho no trabalho.
 
ONDE ENCONTRAR
O Instituto Ideal é localizado na Rua Flavio José da Costa, 230, Ilha do Governador. A carga horária dos cursos é de 16 horas e acontece aos finais de semana. Para mais informações, acesse
www.institutoideal.com/servicos  ou ligue (21) 4108-3210.

A equipe do Instituto Ideal é composta por profissionais com destaque nas suas áreas de atuação e comprometidos. A proposta da instituição é realizar programas de treinamento e desenvolvimento pessoal e profissional. As formas de atuação são exposição e discussão das bases metodológicas, estudos de casos, exercícios corporais e vocais, trabalhos vivênciais com arte, música, cenários circenses e outros.

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações