Folha Dirigida Entrar Assine

Senai-RJ: inscrições abertas para 1.470 vagas em cursos de qualificação


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio de Janeiro (Senai-RJ) recebe inscrições, até 25 de novembro, para 1.470 vagas disponíveis em cursos gratuitos de qualificação profissional à distância, com aulas presenciais durante a semana e aos sábados. As aulas se iniciam em fevereiro de 2013.
 
De acordo com Raquel Monteiro, especialista em educação à distância do Senai Rio, as exigências do crescimento econômico, apontadas pelo Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, motivaram a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) a lançar, em 2009, o programa Sesi/Senai Educamais, com o objetivo de elevar o nível de escolaridade e formação profissional. "O programa propõe ampliar a empregabilidade, preferencialmente do trabalhador da indústria, mediante a oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional à distância", explica Raquel.
 
Para participar da seleção, são pré-requisitos ter idade de, pelo menos, 17 anos, cursar ou ter concluído o 2º ano do ensino médio,  possuir baixa renda familiar e, por fim, ter acesso à internet, durante o curso, por dez horas semanais. Entre os cursos oferecidos, encontram-se Assistente de Logística, Operador de Suporte Técnico em TI, Operador de Telemarketing, Auxiliar de Eletricista Predial, Instalador de Rede Local e Sem Fio, Auxiliar de Pré-impressão, Auxiliar de Pós-impressão e Auxiliar de Impressão Offset.
 
Com carga horária de 160, 180 ou 280 horas, os cursos à distância contam com conteúdo em mídia digital (DVD), em formato de livro eletrônico, interação virtual entre alunos e professores e encontros presenciais obrigatórios, nos períodos da manhã, das 8h às 12h, da tarde, das 13h às17h, ou da noite, entre 18h e 22h. Os encontros ocorrerão nas unidades do Senai localizadas nos bairros de Jacarepaguá, Maracanã e Tijuca, na capital, e nos municípios de Macaé, Niterói e Resende.
 
O processo seletivo será composto por provas online de Português, Matemática e Raciocínio Lógico e os candidatos poderão realizar as provas entre os dias 5 e 27 de novembro. O período de matrícula estende-se de 4 a 19 de dezembro e, para realizá-la, são necessários identidade, CPF, comprovante de escolaridade, autodeclaração de baixa renda e duas fotos 3x4. Os interessados devem preencher o requerimento de inscrição no site www.firjan.org.br/educamais. Em seguida, o candidato agendará o processo seletivo. 

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações