Folha Dirigida Entrar Assine

CGABEG, Fiocruz e UFRJ: inscrições para Programas de Residência Médica


A Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG), o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Fiocruz) e as Instituições hospitalares da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebem inscrições, de 5 a 9 de novembro, para 257 vagas destinadas a seus Programas de Residência Médica. Os selecionados iniciarão suas atividades em março de 2013. 
 
Entre os programas de Residência Médica do primeiro ano com acesso direto, encontram-se Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Dermatologia, Infectologia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Nuclear, Neurocirurgia, Neurologia, Obstetrícia e Ginecologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia, Pediatria, Psiquiatria e Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Para se candidatar, é preciso ter previsão de conclusão da graduação em Medicina até 28 de fevereiro de 2013.
 
Para os programas de Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Geral - Programa Avançado, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Coloproctologia e Urologia, é pré-requisito Residência médica em Cirurgia Geral concluída ou a concluir até 28 de fevereiro do próximo ano. Já, para Cancerologia Clínica, Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria e Gerontologia, Hematologia/Hemoterapia, Medicina Intensiva, Nefrologia, Pneumologia e Reumatologia, o candidato deve ter concluído, ou previsão de conclusão no mesmo prazo, Residência Médica em Clínica Médica.
 
O programa de Mastologia, por sua vez, exige Residência Médica em Cirurgia Geral ou em Obstetrícia e Ginecologia concluída ou a concluir, também, até 28 de fevereiro de 2013, enquanto, para o de Medicina Intensiva, é pré-requisito Residência Médica em Clínica Médica, Cirurgia Geral ou Anestesiologia. Por fim, os programas para o 3º e 4º anos são Cardiologia, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Gastroenterologia, Dermatologia, Hematologia/ Hemoterapia, Infectologia, Pneumologia, Pediatria e Obstetrícia e Ginecologia. Os pré-requisitos variam de acordo com a área de atuação.
 
A bolsa-auxílio oferecida é de R$ 2.384,82, mas pode ser reajustada ao longo do programa, e o regime é de 60 horas por semana. As provas serão aplicadas no dia 2 de dezembro e, como são distintas, oscilam de acordo com o pré-requisito, o candidato poderá se inscrever para vagas das três instituições, no mesmo programa ou em programas distintos, desde que a prova seja a mesma.
 
As inscrições devem ser realizadas pelo site www.residencia.ufrj.br, através do qual, também, é possível acessar o edital completo. O valor da taxa de inscrição é de R$230 e, para solicitar isenção, é preciso comparecer ao Hospital Clementino Fraga Filho da UFRJ, durante o período de inscrições, com documento emitido pelo cadastro do Ministério de Desenvolvimento Social. 

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações