Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Superintendente destaca promoções anuais e 'atividade apaixonante'


O concurso da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é uma excelente oportunidade para quem deseja decolar na vida profissional e alçar voos maiores. Criada pela Lei nº 11.182 de 2005, a autarquia surgiu como uma autoridade de aviação civil e reguladora do transporte aéreo no país. Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, a superintendente de Gestão de Pessoas da Anac, Antonia Valéria Martins Maciel, fala sobre a valorização dos seus servidores e também da expectativa pela convocação dos aprovados.
 
As altas remunerações proporcionadas - de até R$6.330,52 para o nível médio e R$12.347,49 para o superior - estão mobilizando concurseiros de todo o país. Além disso, e da estabilidade empregatícia conquistada com o regime de contratação estatutário adotado pela agência, Antonia afirma que há outros atrativos, como o sistema de progressão, que permite aos servidores progredir na carreira, a cada 12 meses, mediante cumprimento de requisitos, avaliação de desempenho e tempo de atividade.

"Contribuir para a evolução da aviação civil é a principal vantagem de trabalhar na Anac. São várias oportunidades para quem deseja atuar e contribuir para a melhoria da prestação de serviços", diz Antonia, que destaca ainda a importância desta seleção. "O crescimento da aviação civil requer a atuação no sentindo de garantir a segurança regulatória e operacional, oferecendo serviços de qualidade. O concurso é um passo fundamental para o fortalecimento de toda a nossa força de trabalho."

A Anac é uma autarquia especial,e possui independência administrativa, personalidade jurídica, patrimônio e receitas próprias para executar atividades típicas da administração pública. Tem como objetivo institucional ser uma autoridade de referência internacional na promoção da segurança e do desenvolvimento da aviação civil. A superintendente ressalta que a aviação civil é um tema apaixonante. "Estudem muito. Cada um dos aprovados contribuirá para a execução dos objetivos da agência."

FOLHA DIRIGIDA - Qual o perfil de funcionários que a agência procura?
Antonia Valéria Martins Maciel - Precisamos de profissionais de diversas áreas de formação, como por exemplo engenheiros mecânicos, contadores, administradores e economistas. O edital do certame que prossegue com inscrições abertas até o próximo dia 4 possui detalhadamente os perfis profissionais que precisamos recrutar, conforme os requisitos para a investidura nos cargos e os respectivos conteúdos programáticos.

Quais são as vantagens e os benefícios de ser um servidor da Anac?
Contribuir para a evolução de todo o sistema de aviação civil é uma das principais vantagens de trabalhar na Anac. Cabe destacar também a remuneração bastante competitiva (comparada com o mercado de aviação), o sistema de Progressão e Promoção praticado pela agência (os servidores são progredidos na carreira a cada 12 meses, mediante o cumprimento de requisitos, avaliação de desempenho e tempo de experiência); além da estabilidade no cargo após aprovação em estágio probatório de três anos.

Qual a importância da realização deste concurso?
O forte crescimento da aviação civil nos últimos anos vem requerendo, cada vez mais, a atuação da Anac, no sentido de garantir apropriadamente a segurança regulatória e operacional de seus agentes, oferecendo aos usuários da aviação civil serviços de qualidade. Dessa forma, o concurso é um passo fundamental para o fortalecimento da força de trabalho e também para o alcance dos já mencionados desafios.

Há pressa no ingresso dos selecionados? A senhora acredita que o governo irá autorizar a nomeação, assim que o concurso for homologado?
Temos pressa em trazer os novos servidores para a Anac, no entanto, não há como prever qual será o prazo de autorização para nomeação, que será estipulado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Quais são os principais programas da Anac para o próximo ano?
A Anac elaborou o planejamento estratégico para o quinquenio 2015/2019, que estabeleceu o seguinte objetivo: fortalecer o desenvolvimento, o reconhecimento e o bem-estar do servidor. Essa meta possui um conjunto de estratégias e iniciativas que estão relacionadas à gestão de pessoas, com destaque para o aprimoramento da capacitação e para a promoção da qualidade de vida no trabalho. Em resumo estes são principais projetos relacionados à gestão de pessoas que oferecerão a sustentação da Anac.

Há algo sendo feito no sentido de valorizar os servidores da agência?
Uma das temáticas mais discutidas nas áreas de gestão de pessoas diz respeito à valorização do ser humano nas organizações. Assim, a Anac vem adotando um conjunto de ações visando a valorizar os seus servidores, tais como implementação do programa de qualidade de vida; estruturação de ambientes e condições de trabalho que motivem as pessoas e criação de uma política de ocupação de cargos comissionados, entre outros. No entanto, entendemos que o grande método para valorizar pessoas é a capacidade dos nossos líderes de conviverem com as diversidades de conhecimento e especialidades e com as adversidades das relações profissionais.

Hoje, qual o número de servidores da agência? É adequado às demandas?
Atualmente, temos 1.102 servidores na área de Regulação e Fiscalização. Entretanto, durante os nove anos de existência da Anac - instituída em março de 2006 -, a força de trabalho não acompanhou a evolução do setor, o que nos traz a necessidade de recomposição do quadro de servidores.

Há muitos servidores com idade para se aposentar? E a maior carência?
A Anac possui um quadro de pessoal predominantemente jovem, deixando esse índice de aposentadorias praticamente irrelevante dentro do nosso número de funcionários em atividade. E considerando o cenário de aumento de competências e atribuições, temos necessidade em todas as carreiras e cada uma delas contribui para a execução dos objetivos da instituição.

O que os candidatos podem esperar em relação ao ambiente de trabalho?
A autarquia está concluindo o programa de qualidade de vida no trabalho, que foi desenhado conforme o diagnóstico feito por uma equipe acadêmica da Universidade de Brasília, especializada no assunto. O plano é uma iniciativa estratégica, e tem prioridade. Faz parte do nosso planejamento acompanhar os indicadores, com o objetivo de melhorar continuamente o ambiente de trabalho, conforme a percepção dos próprios profissionais.

Quais serão as chances de ascensão profissional dos novos contratados?
Há uma política de progressão e promoção da carreira dentro das agências reguladoras do país, como é o caso da Anac, que define que os servidores devem progredir em suas carreiras a cada ano, caso atendam os requisitos de capacitação, tempo de serviço e avaliação de desempenho. O servidor será promovido conforme essa política. Além disso, existe um normativo na nossa agência que estabelece uma porcentagem mínima de servidores ocupantes de cargos comissionados por unidade organizacional.

A agência investe na capacitação acadêmica dos seus profissionais?
Alinhar caminhos e preparar pessoas numa visão integrada de resultados coletivos é o grande desafio para a gestão de pessoas. Uma das políticas estratégicas é o desenvolvimento permanente de seu quadro de servidores e, para tanto, são consideradas as especificidades e as exigências da legislação sobre o assunto. Vale destacar que o Decreto 5.707/2006, que instituiu a política e as diretrizes para o desenvolvimento de pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional traz as normas para a capacitação dos servidores públicos, a fim de alcançar a melhoria da eficiência e qualidade do serviço público, e a valorização do servidor público, por meio de uma capacitação permanente e contínua.

Que mensagem deixa para quem pretende ingressar na Anac?
A Anac é uma agência que oferece inúmeras oportunidades para aqueles que desejam trabalhar e contribuir para a melhoria da prestação de serviços para sociedade. Estudem muito, pois aviação civil é um tema apaixonante.

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações