Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Organizador nega fraudes no concurso


O organizador do concurso para a Caixa Econômica Federal, Cespe/UnB, por meio da Assessoria de Imprensa, descartou, nesta terça-feira, 1º de abril, qualquer tipo de fraude na seleção. Isso porque uma foto do cartão de respostas da prova objetiva tem circulado pelas redes sociais e vem gerando polêmica entre os candidatos, muitos receosos pela possibilidade de ter havido problemas sérios na aplicação dos exames. Segundo o Cespe/UnB, as informações obtidas serão encaminhadas à Polícia Federal para as ações necessárias.

Aparentemente um candidato tirou a foto do seu cartão de respostas, da prova do tipo 'cofre' com o celular e postou na internet. No entanto, o Cespe/UnB, organizador da seleção, descarta fraudes no concurso. O edital é bem claro quanto à proibição do uso de aparelhos eletrônicos, dizendo que será eliminado da seleção quem estiver portando os objetos não permitidos. De acordo com o organizador, essa situação foi um fato isolado, que não compromete a lisura do concurso, e ainda informou que o candidato foi eliminado, como consta em regra do edital.

Veja a nota na íntegra:
"O Cespe/UnB vem a público informar que, com relação à imagem da Folha de Respostas, que vem sendo veiculada pela imprensa, o fato isolado se refere a um documento ainda sem marcação de respostas, postado na rede social Instagram, por candidato ao cargo de Técnico Bancário Novo – Carreira Administrativa, do concurso público da Caixa Econômica Federal. Durante a realização das provas, o Cespe/UnB efetuou o monitoramento das redes sociais, utilizando ferramentas eletrônicas para essa finalidade e eliminando todos os candidatos que desrespeitaram as regras do edital que rege o concurso.

O Centro enfatiza que a situação mencionada não constitui tentativa de fraude contra o resultado do concurso da Caixa, nem compromete a lisura do certame, tendo em vista que não foi divulgada nenhuma informação sigilosa relativa à prova. No entanto, o candidato desrespeitou regras editalícias, em particular o subitem 15.21.2 do edital de abertura do evento acima referido, que estabelece que, 'antes de entrar na sala de provas, o candidato deverá guardar, em embalagem porta-objetos fornecida pela equipe de aplicação, telefone celular desligado ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados relacionados no subitem 15.21 deste edital, sob pena de ser eliminado do concurso'. Desta forma, o CespeUnB informa que, conforme procedimento citado acima, eliminou do certame o candidato em questão. Este Centro ressalta, ainda, que enviará todas as informações obtidas à Polícia Federal para ações que se fizerem necessárias."

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações