Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Prepare-se! Dicas de Conhecimentos Bancários e Legislação


O edital do novo concurso da Caixa Econômica Federal (CEF) está previsto para sair no início de 2014. A seleção será para o cargo de técnico bancário, que exige nível médio de escolaridade. O concurso vai abrir vagas para o cadastro de reserva de técnico bancário, no qual os aprovados serão chamados conforme a necessidade da instituição dentro da validade do concurso, que sertá de um ano, prorrogável por igual período. A pedido da FOLHA DIRIGIDA, o professor Carlos Arthur Newlands, de Legislação Específica da Caixa e de Conhecimentos Bancários, do site Concurso Virtual, deu algumas dicas relativas a ambas as matérias para os candidatos adiantarem sua preparação. 

Segundo ele, em relação à Legislação Específica da Caixa, em especial quanto à legislação dos programas sociais administrados pela Caixa (PIS, FGTS e seguro-desemprego), “o candidato deve focar seu estudo no histórico dos programas (como foram criados, como a Caixa assumiu a sua operação) e quais as situações em que o trabalhador tem direito ao benefício. As hipóteses de saque do FGTS e de percepção do seguro-desemprego são especialmente relevantes. Especificamente em relação ao PIS, alerto para as mudanças ocorridas na Lei Complementar 7/70 com a edição da Constituição de 1988 (por exemplo, o fim da opção de saque do PIS/PASEP por casamento). O candidato deve pesquisar o conteúdo destes tópicos no próprio site da Caixa (www.caixa.gov.br) e solucionar as questões do concurso anterior”.

Já sobre o tema Conhecimentos Bancários, Carlos Arthur sugere “os tópicos que os candidatos devem priorizar são a Estrutura do Sistema Financeiro, com destaque para os papéis e atribuições do Banco Central e Conselho Monetário Nacional, COPOM, Mercado de Capitais, Mercado de Câmbio e garantias do SFN. Com relação à Prevenção à Lavagem de Dinheiro, sugiro atenção especial às alterações recentes da Lei 9.613/1998 promovidas pela Lei 12.683/2012 (particularmente a alteração do art. 1º, pois a nova lei admite qualquer infração penal como crime antecedente)”.

O professor Carlos Arthur ainda dá outras sugestões. “Os candidatos devem estudar Conhecimentos Bancários com o maior esforço, porque a maioria das pessoas não conhece o tema, já que é uma matéria que só quem é da área bancária tem conhecimento. As outras, como Matemática e Português, as pessoas já estudaram no ensino médio. Então, Conhecimentos Bancários acaba sendo uma novidade. A melhor maneira de se preparar é fazendo muitos exercícios. A minha sugestão é que o candidato veja os concursos anteriores da Caixa e demais concursos bancários e resolva as provas. É importante prestar atenção e resolver as provas mais recentes (de 2010 pra cá), porque a legislação e as normas bancárias mudam muito; querer praticar resolvendo uma prova de 2007, ou antes, não vai adiantar muito, pois muita coisa mudou de lá pra cá”.
 
A dica final do professor é em relação à definição da Banca Organizadora. “Como ainda não sabemos qual será, não dá pra adiantar como os assuntos podem ser pedidos, porque os estilos das bancas são muito diferentes. Só pra adiantar, a Cesgranrio e a Fundação Carlos Chagas costumam ser mais objetivas e pedir o conceito (Cesgranrio, especialmente) ou uma aplicação prática (mais estilo da FCC), enquanto o Cespe/UnB costuma pedir o detalhe textual da lei”.

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações