Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Casos de sucesso: após nove aprovações, Marcos Gatti não se acomodou

Casos de sucesso: após nove aprovações, Marcos Gatti não se acomodou

Resumo: Você pensa em ser aprovado em concursos públicos? Então, conheça a história de quem conseguiu essa proeza nove vezes e não pensa em parar.


Nunca se acomodar. Esse é o lema de Marcos Gatti que, mesmo sendo servidor federal há 12 anos, não parou de participar de outros concursos e já foi aprovado em nove seleções, como as do Inmetro e o Departamento de Aviação Civil (DAC).

“Costumo dizer que tenho motivação epistêmica, um desejo para aprender cada vez mais”, comenta Gatti. Atualmente, ele atua como analista administrativo na área de Comunicação Social da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)*.

Marcos Gatti coleciona nove aprovações
em concursos públicos

Mas até chegar ao serviço público, teve de enfrentar outros desafios pelo caminho.

Sua primeira experiência com processos seletivos foi quando realizou a prova para ingresso na Escola Naval. Segundo ele, na época, esse era "um dos três concursos mais difíceis do Brasil”.

. Aprenda como estudar para concursos públicos

O gostinho por ser concurseiro, no entanto, não parou por aí. Marcos se formou em Psicologia, concluiu o mestrado e doutorado (ambos públicos, via concurso) e começou a lecionar em universidades para os cursos de Administração e Turismo.

Gatti foi aprovado no primeiro concurso em apenas três meses

Contudo, contratempos acontecem e Gatti teve uma redução da carga horária da sua função como docente. “O que eu vou fazer agora?”, se questionou. Foi aí que os concursos surgiram como uma solução. “O que sempre me encantou é a segurança que o serviço público dá. A não ser que você faça algo muito errado, não vai ser mandado embora”, explica Marcos.

Apenas três meses depois da decisão de prestar novos concursos públicos, ele conseguiu sua primeira vitória: foi aprovado para o DAC, o que hoje em dia corresponde à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

. Descubra o que é concurso público em 13 passos

Porém, como a seleção era temporária, ele não se acomodou e continuou sua saga pelos concursos de todo país. “Foi um contrato temporário, mas que deu fôlego e suporte para investir futuramente”, comenta. 

CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE


A grande conquista de Marcos Gatti

Despretensiosamente, em 2005, ele decidiu se inscrever em um concurso para a ANS apenas como um teste. E o resultado foi a segunda colocação para o cargo de analista administrativo em Ciências Humanas e Sociais em RH, que tinha oferta de apenas quatro vagas.

Engana-se quem pensa que Marcos Gatti parou por aí. Ele ainda foi aprovado em 5º lugar no concurso para o Inmetro.

Confira quais foram suas nove aprovações:

Resultado de imagem para icone de setaINMETRO - Analista Executivo em Metrologia e Qualidade – Área de Gestão Corporativa (Aprovado e Classificado)

Resultado de imagem para icone de setaTRE - Psicólogo do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (Aprovado)

Resultado de imagem para icone de setaANS - Analista Administrativo (RH) na Agência Nacional de Saúde Suplementar (Aprovado e Classificado)

Resultado de imagem para icone de setaDAC - Psicólogo no Departamento de Aviação Civil (Aprovado e Classificado)

Resultado de imagem para icone de setaPrefeitura de Araruama - Psicólogo (Aprovado)

Resultado de imagem para icone de setaSecretaria Municipal de Educação de Niterói – Psicólogo (Aprovado e Classificado)

Resultado de imagem para icone de setaDEGASE - Agente de Disciplina (Aprovado e Classificado)

Resultado de imagem para icone de setaTJ/RJ - Psicólogo do Tribunal de Justiça (Aprovado)

Resultado de imagem para icone de setaTJ/RJ - Comissário da Infância e da Juventude (Aprovado)

. Concursos federais 2018: veja o que está previsto

Apesar de colecionar aprovações em diversos concursos estudais e federais, Gatti decidiu permanecer na agência reguladora. Hoje, atua no setor de redes sociais, auxiliando na Comunicação Social. Ele ainda voltou a lecionar e atua como coach buscando otimizar o resultado das pessoas.   

A fórmula para aprovação em nove concursos públicos

Ao seu sucesso em concursos, Marcos Gatti credita o fato de dar aulas. “Mesmo quem não é professor pode pegar o conteúdo que almeja dominar e traduzir aquilo de uma forma que possa ensinar a outras pessoas. Porque quando você se dispõe a ensinar, se obriga a entender sobre diferentes ângulos e a estar preparado para responder toda e qualquer pergunta sobre o assunto. E, dessa forma, estará melhor preparado para os concursos.” 
 
Outra estratégia utilizada por ele é estudar profundamente o edital, se atentar ao conteúdo programático, sem negligenciar nenhum tópico. Para Gatti, refazer provas anteriores é importante.
 
Por: Bruna Somma - [email protected]

CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações