Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Sai convocação para prova objetiva do concurso DPU para defensor

Sai convocação para prova objetiva do concurso DPU para defensor

Resumo: Convocação para prova objetiva foi divulgada nesta quarta-feira, 13. Inscritos devem consultar o local de prova no site do organizador.


Saiu nesta quarta-feira, dia 13, a convocação para a prova objetiva do concurso da DPU para defensor. A avaliação foi confirmada para o dia 24 deste mês, das 13h às 18h (horário de Brasília). Os locais de provas de provas já estão disponíveis e devem ser consultados individualmente, no site do Cebraspe (Cespe/UnB), organizador.
 
Também foi divulgada a relação candidato/vaga da seleção. E conforme a FOLHA DIRIGIDA noticiou, o concurso atraiu 12.548 inscritos para as 25 vagas oferecidas. A relação é de 501,9 candidatos por vaga. Veja a tabela completa da concorrência:
 
SUBDIVISÃO INSCRITOS VAGAS CANDIDATO/VAGA
Total 12.548 25 501,92
Ampla concorrência 12.548 17 738,12
Deficientes 187 2 93,50
Negros 1.720 5 344
Iindígenas 20 1 20
 
No dia da prova, a orientação é para que os candidatos compareçam ao local designado com pelo menos uma hora de antecedência. É necessário levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, comprovante de inscrição e documento de identidade original.
 
A avaliação objetiva será composta de 200 itens, que deverão ser julgados certos ou errados. As disciplinas estão divididas em quatro grupos, conforme quadro o quadro abaixo.
 
Grupo Disciplina Questões
I Direito Civil, Direito Empresarial,
Direito do Consumidor, Direito
Ambiental, Direito Processual Civil
e Direito Tributário
50
II Direito Penal e Criminologia, Direito
Processual Penal, Direito Penal
Militar, Direito Processual Penal
Militar e Direito Eleitoral
50
III Direito Administrativo, Direito do
Trabalho, Direito Processual do
Trabalho, Direito Previdenciário e
da Assistência Social e Princípios
Institucionais da Defensoria Pública
50
IV Direito Constitucional, Direito
Internacional, Direitos Humanos,
Filosofia do Direito, Noções de
Sociologia Jurídica e Noções de
Ciência Política
50
 
Além do exame objetivo, o concurso prevê provas dissertativas escritas, provas orais, avaliação de títulos e sindicância de vida pregressa e apuração dos demais requisitos pessoais. Os concursados serão admitidos pelo regime estatutário, que prevê estabilidade.

Defensor-geral tem interesse em muitas convocações

Fachada da MPU
Prova do concurso DPU será no próximo dia 24 (foto: DPU)
Embora a seleção seja para 25 vagas, o defensor público-geral, Carlos Barbosa Paz, confirmou que pretende chamar mais aprovados durante todo o prazo de validade do concurso, que será de dois anos, podendo chegar a quatro. Em entrevista para a FOLHA DIRIGIDA, ele afirma o interesse em realizar muitas convocações.
 
A remuneração do defensor é de R$23.081,67, já somada com R$884 de auxílio-alimentação. Esse é um dos principais atrativos do cargo, que recebeu inscrições de graduados em Direito.
 

 


Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações