Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Homenagem a quem luta pelas causas sociais


Em dezembro em 2011, o Brasil superou o Reino Unido e ocupou o posto de sexta maior economia do mundo, segundo ranking do banco alemão WestLB. Apesar de já ter se consolidado com uma das mais importantes economias mundiais, o país possui uma das piores distribuições de renda. Tomando como medida o coeficiente de Gini, que mede o quesito em outros 186 países, apenas sete nações apresentam distribuição pior do que a do Brasil, segundo a ONU (Colômbia, Bolívia, Honduras, África do Sul, Angola, Haiti e Comoros).
 
A calamitosa distribuíção de renda prejudica a cidadania de milhares de brasileiros, que acabam com os direitos mais elementares solapados. Por isso, é preciso reconhecer e valorizar o trabalho de quem atua para garantir o acesso da população à educação, à Justiça e ao trabalho.  Com esse objetivo, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a FOLHA DIRIGIDA promovem anualmente o título Personalidade da Cidadania, que homenageia personalidades e instituições que lutam para que a população brasileira possa exercer a plena da cidadania.

Em 2012, o Personalidade da Cidadania já tem os seus eleitos, escolhidos por um colégio eleitoral constituído por 5.381 representantes de diversos segmentos da sociedade, sob a supervisão do jornalista Paulo Adolfo Aizen, representante da ABI. A votação foi secreta e cada membro enviou até três indicações em cada categoria (Personalidade e Instituição). A cerimônia de entrega dos títulos ocorrerá em 3 de maio, no Jockey Club Brasileiro, no Centro do Rio. Com a votação deste ano, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) ingressam no rol das Grandes Personalidades e das Instituições, respectivamente. A honraria é concedida a quem recebe por três vezes o título.


Personalidades Eleitas

Alessandro Molon
Deputado federal pelo PT-RJ, Molon vem ganhando espaço no cenário político nacional com a defesa da segurança jurídica e da qualidade de vida da população do Brasil. Relator da proposta de Reforma do Código Penal Brasileiro, ele também preside a Comissão Externa do Legado da Copa e das Olimpíadas para o Estado do RJ. Professor de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de  Janeiro (PUC-Rio), o parlamentar já lecionou na rede municipal e privada do Rio. 

Antenor Barros Leal
Com grande viés humanista, o empresário Antenor Barros Leal é presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) (biênio 2011/2013), uma das mais tradicionais entidades de representação civil do país, cuja origem remonta ao reinado do Príncipe Regente, Dom João VI. Leal também é diretor da empresa Moinhos Cruzeiro do Sul S/A e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) e da Firjan-RJ. Leal é  vice-presidente CIEE-RJ, instituição que presidiu entre 2006 e 2009. 

Dom Orani Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro, desde 2009, Dom Orani João Tempesta é agraciado pela terceira vez consecutiva com o título Personalidade Cidadania, ingressando, assim, no rol das Grandes Personalidades. Nascido em São José do Rio Pardo (SP), Orani iniciou a vida monástica em 1968, aos 17 anos, na Ordem Cistersiense, no Mosteiro de Nossa Senhora de São Bernardo, e fez de sua trajetória um exemplo de abnegação. Especialista em Comunicação, ele preside a Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação da CNBB.

Carlos Minc
À frente da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro pela segunda vez, o ambientalista e deputado estadual, Carlos Minc, é um dos pioneiros na defesa do meio ambiente (recebeu até o Prêmio Global 500, em 1989, concedido pela ONU). Minc aprovou o ICMS Verde, que garante mais recursos às prefeituras que protegem o meio-ambiente, como secretário, e derrubou o desmatamento da Amazônia para o menor nível da história, como ministro do governo Lula, em 2007 e 2008.

Joaquim Barbosa
Joaquim Barbosa é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), nomeado no governo Lula. Além de ter exercido diversos cargos na administração pública federal, ele também se dedicou ao universo acadêmico. Professor licenciado da Faculdade de Direito da Uerj, Barbosa é doutor e mestre em Direito Público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) e mestre em Direito e Estado da Universidade de Brasília. O ministro recebe pela segunda vez o título Personalidade Cidadania.

Luís Antônio Camargo
Com 23 anos de carreira no Ministério Público do Trabalho, Luís Antônio Camargo de Melo é o atual procurador-geral do órgão. Na cerimônia de posse, em agosto de 2011, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse ser ele “um profissional  reconhecido pela correção de seu trabalho, bem como pelo entusiasmo e dedicação”. Essas características permitem que Camargo venha se destacando no combate ao trabalho escravo. 

Luiz Fernando Pezão
Vice-governador do Rio de Janeiro e secretário estadual de Obras, Pezão chama menos atenção pelo porte físico do que pela rapidez que deixa o conforto do gabinete e vai para a linha de  frente das tragédias, a fim de coordenar as equipes de governo no socorro aos desabrigados nas enchentes e temporais que devastaram a Região Serrana (Friburgo) e a Costa Verde (Angra dos Reis), nos últimos anos. Por duas vezes, foi prefeito de Piraí, no Sul Fluminense.

Major Pricilla Azevedo

A major Pricilla Azevedo, da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM-RJ), é uma das dez vencedoras do Prêmio Internacional Mulheres de Coragem 2012, entregue pela secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, em Washington. Ela é a coordenadora-geral de Programas Estratégicos para as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), da Secretaria de Segurança. Pricila comandou a primeira UPP no Rio de Janeiro, na comunidade Santa Marta, em Botafogo, entre 2008 e 2010.

Sérgio Besserman
Sérgio Besserman é um dos mais influentes e proeminentes economistas brasileiros. Em Brasília, ficou conhecido como “o louco do IBG”” ao trocar um cargo de direção do BNDES pelo IBGE, que à época contava com uma estrutura precária. Ambientalista, Besserman também é membro do conselho diretor da WWF-Brasil, que trabalha no tema Mudanças Climáticas desde 1992. No ano passado, ele recebeu pela primeira vez o título Personalidade Cidadania.  

Ziraldo

Com mais de 60 anos de carreira, Ziraldo é um dos mais importantes artista do país, sobretudo, quando o assunto é o universo infantil. Em 1980, lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. Nascido em 1932, em Caratinga, Minas Gerais, hoje, ele diz ser um homem de cabelos brancos de tanto andar por este país. Além de cartunista, Ziraldo é pintor, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista.


Instituições Eleitas


Corpo de Bombeiros-RJ

"Mas não temem da morte os bombeiros/Quando ecoa d’alarme o sinal/Ordenando voarem ligeiros/A vencer o vulcão infernal”. Essas são frases do “Hino do Soldado de Fogo”. Uma das Personalidade Cidadania de 2012 é o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, composto por homens que arriscam as suas vidas para salvar a de outros de cidadãos, seja nas mais variadas tragédias cotidianas. O comando é do Cel. Sérgio Simões, há 34 anos na corporação.

OAB-RJ
Notória defensora do Estado de Direito, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) é eleita pela terceira vez instituição de destaque no Personalidade Cidadania. Com isso, a OAB-RJ integra a Galeria das Grandes Instituições, não podendo ser mais votada. Além lutar pelo aprimoramento das instituições, a ordem busca a excelência profissional dos advogados, para que possam servir ao cidadão com primor. Desde de 2007, a OAB-RJ é presidida por Wadih Damous.

Procon-RJ
Eleito pela primeira vez instituição de destaque no Personalidade Cidadania, o Procon-RJ assegura ao consumidor ampla transparência nas negociações de compra e fiscaliza e a aplica as leis que regulamentam o mercado. Presidida por José Bonifácio Ferreira Novellino, a autarquia atua para garantir o equilíbrio das relações entre os consumidores e os fornecedores de serviços e produtos. Recentemente, o Procon-RJ realizou o seu primeiro concurso público. 




















 

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações