Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Candidato Moroni Torgan pretende criar o \"Agente Educacional\"


O candidato Moroni Torgan, que disputa pela quarta vez seguida as eleições para a Prefeitura de Fortaleza, promete concentrar seus esforço em quatro áreas fundamentais: Saúde, Segurança, Educação e Mobilidade Urbana. 
 
Na área da Educação, o candidato do Democratas propõe, como solução básica para o ensino da cidade, preencher todas as escolas com tempo integral de ensino. Porém, segundo ele, "não se faz tais mudanças da noite para o dia. Supondo que sejam oito anos (o mandato), então em quatro anos, pelo menos, a metade das escolas ja deve estar preenchida com tempo integral, de modo que a gente evolua 16 ou 17% a cada ano", conclui.

Ainda sobre o ensino público, Moroni Torgan sugere, "enquanto a escola integral não vem", a criação do "Agente Educacional", que ficaria responsável por realizar um acompanhamento pedagógico das crianças. Para o candidato, essa seria uma medida eficiente e de baixo custo.

No aspecto da Saúde, o candidato do DEM ressalta a necessidade de criação de uma política de saneamento básico. "Hoje, temos só 32% da cidade saneada. Acho que preliminar à Saúde é o saneamento, se não houver essa preocupação, a Saúde nunca vai ser resolvida".

Outro ponto apresentado por Moroni, é a criação dos "Leitos de Retaguarda", que, segundo ele, diminuiriam a fila de espera por atendimento no Instituto Doutor José Frota (IJF), o maior hospital de urgência e emergência de Fortaleza. "Aquelas pessoas que estão esperando para fazer cirurgia no IJF iriam para um hospital conveniado, tipo a Santa Casa, que possui leitos vazios, por não ter como arcar com tais custos. Nós daríamos esse custeio e isso abriria espaço para outros pacientes serem atendidos no IJF", conclui.

Quando indagado sobre a Segurança da cidade, Moroni Torgan propõe seguir o exemplo dos programas executados em Bogotá e aplicar as medidas de segurança pública adotadas na capital colombiana. "Lá, eles construiram centros de tratamento de viciados e realizaram uma ação conjunta com as polícias municipais e federal e o ministério público, para desarticular a rede de narco-tráfico. O prefeito se constituiu num catalisador das instituições, podendo fazer uma ação integrada", completa.

Em relação à Mobilidade Urbana, Moroni, promete construir corredores, abrir vias de escoamento, com a construção de viadutos e passagem subterrâneas e, de medio a longo prazo, investir no metrô leste- oeste.
 
 

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações