Para superintendente do Ibama no RJ, realização de concurso é inevitável - Folha Dirigida
Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Para superintendente do Ibama no RJ, realização de concurso é inevitável

Para superintendente do Ibama no RJ, realização de concurso é inevitável

O concurso do Ibama é inevitável e deverá acontecer em breve, de acordo com superintendente. Percentual de aposentadorias no Rio é mais do que o dobro da média nacional.

O concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), autarquia que desempenha papel fundamental na fiscalização e proteção da fauna e da flora, é inevitável e deverá acontecer em breve. Essa é, pelo menos, a opinião do superintendente do Ibama no Rio de Janeiro, Pedro Castilho, que informou ainda que o pedido de autorização para a abertura de seleção deverá ser encaminhado antes do dia 15 de maio ao Ministério do Planejamento. (Assista à entrevista completa abaixo)
 
Além da grande carência de analistas ambientais e administrativos, o elevado número de aposentadorias previstas deverá sensibilizar o governo a autorizar o concurso, apesar do cenário de crise no país. Embora, em âmbito nacional, cerca de um quarto do quadro de servidores do Ibama já possa se desligar da autarquia a médio prazo, esse número é muito superior no Rio de Janeiro, conforme revelou Pedro Castilho.

No Rio, 57% dos servidores se aposentarão 

"Aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, talvez represente o maior percentual de servidores em abono permanência. Em torno de 57% deles já estão aptos à aposentadoria. A situação aqui no Rio, temos que convir, por toda sua cultura e por termos sido capital, na realidade conta com um efetivo de servidores em idade avançada. Então esse é um fator que nos diferencia dos outros estados."
 
Para tentar minimizar essa carência de pessoal, o representante explicou que a estratégia adotada tem sido estabelecer parcerias junto a outras instituições - tais como a Polícia Federal e a Capitania dos Portes -, mas ela não tem sido possível em todas as atividades, uma vez que há algumas que são exclusivas do Ibama.

Veja mais detalhes na entrevista abaixo



Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida

Comentários