Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Saiba como aproveitar os dias que antecedem o exame


Os 43.875 inscritos no concurso do Ministério Público do Estado do Pará (PM-PA), que oferece 283 vagas em diversos cargos, farão prova neste domingo, dia 18. O que fazer para aproveitar estes poucos dias que antecedem o exame é a pergunta que muitos candidatos fazem. Graduado em Direito e com experiência em preparação para concursos,o professor Álvario Borges diz que mais importante é realizar provas anteriores, para se aprofundar no estilo de prova feita pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), organizadora. Mas além disso, ele enfatiza outro ponto: "É preciso realizar essas outras provas como se fosse a oficial. Essas avaliações são cansativas, principalmente as objetivas.

Além do enunciado da questão, os candidatos devem ter muita atenção nas possíveis respostas, por isso a prova exige mais atenção do que uma discursiva, por exemplo". O professor diz também que todos devem manter a rotina de estudo, mas ela deve ser reduzida gradativamente até o dia da prova, pois isso vai evitar o cansaço. "A maior dificuldade é manter o foco durante a prova. Recomendo que a cada uma hora, os concorrentes parem de pensar por poucos minutos. Isso parece prejudicar, mas quando voltam a analisar as questões, estão mais concentrados". Além disso,  o professor diz que é hora de tirar dúvias pontuais que surjam durante a realização dos exercícios e não estudar cada ponto do conteúdo programático do cargo escolhido.

Para a véspera da prova, Álvaro Borges recomenda um estudo leve no começo do dia. Mas diz que os candidatos devem procurar se distrair com programas que não sejam muito cansativos. "É preciso estudar, mas acho que estudo demais na véspera prejudica a atenção e o desempenho no dia seguinte. O cansaço e o stress são os piores inimigos dos que tentam carreira pública", conclui.

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações