Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Saiu a convocação para a prova objetiva do concurso de diplomata


Saiu a convocação da prova objetiva do concurso 2016 que selecionará até 30 diplomatas para o Ministério das Relações Exteriores (MRE). A avaliação da primeira fase será aplicada no próximo dia 31 de julho, em dois períodos: o primeiro às 10h, com duração de duas horas e 30 minutos; e o segundo às 15h, com duração de três horas e 30 minutos. A consulta ao local de realização será divulgado na próxima sexta-feira, dia 22, no site do Cebraspe (antigo Cesp/UnB), organizador, por meio de consulta individual. 
 
Veja também!

Os 4.925 candidatos deverão comparecer ao local designado para a realização da prova com antecedência mínima de uma  hora do horário fixado para o início desta, munidos de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identidade original. Será eliminado do concurso aquele que, durante a realização da prova, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, relógio de qualquer espécie, óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e(ou) borracha; quaisquer acessórios de chapelaria e qualquer recipiente ou embalagem, que não seja fabricado com material transparente.
 
A prova objetiva terá 73 questões, abordando os conteúdos de Língua Portuguesa (14), Língua Inglesa (13), Política Internacional (12), História Mundial (11), Noções de Direito e Direito Internacional Público (6), Noções de Economia (6), História do Brasil (6) e Geografia (5). Cada questão será composta com quatro itens para julgamento. O  julgamento de cada item será "certo" ou "errado", de acordo com o comando a que se refere o texto. O gabarito oficial preliminar será divulgado em 2 de agosto, no site da banca.
 
Para a segunda fase, haverá uma prova discursiva de Português (redação e dois exercícios), prevista para dia 17 de setembro. Já na última etapa, terão avaliações discursivas sobre História do Brasil, Língua Inglesa, Geografia, Política Internacional, Noções de Economia, Noções de Direito, Direito Internacional Público, Espanhol e Francês. Os convocados irão ingressar em cargo da classe inicial da carreira de diplomata (terceiro secretário) e deverão se matricular no Curso de Formação com duração de um ano e meio, a ser realizado em Brasília, no Instituto Rio Branco. O salário para o cargo é de R$15.005,26.

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações