Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Confira dicas de Noções de Identificação para Polícia Civil do Pará

Matéria faz parte da série de dicas de professores do curso Estratégia.


A série de dicas de professores do curso Estratégia para os cargos de escrivão, papiloscopista e investigador para o concurso PC-PA 2016 segue com seu propósito de auxiliar os candidatos na preparação. Já passaram por aqui especialistas em diversas disciplinas que serão contempladas pela prova objetiva para esses cargos - prevista para 11 de setembro. Quem traz agora análises de Noções de Identificação - que será cobrada apenas dos candidatos a papiloscopista - é Alexandre Herculano, que já esteve aqui com a disciplina de Medicina Legal.
 

Quais os principais tópicos dessa disciplina? A quais pontos do programa o candidato deve ter mais atenção?

Um tópico a qual os candidatos devem ter bastante atenção é a lei 12.037,  que cuida de identificação criminal do civilmente identificado. Além dessa, outra lei importante é a 9.454, que se refere ao registro de identidade civil. Assim como essas duas citadas, a lei 7.116, que trata da expedição e validade da carteira de identidade, também deverá ser bem cobrada. Nessa reta final, o ideal é que o candidato leia essas três leis, se preocupando com alguns pontos, como "formas que se pode atestar identidade" e "elementos que constam na carteira de identidade". É importante também que o aluno busque questões sobre o assunto. As características morfológicas de identificação também devem ser estudadas, já que devem ser cobradas também. Neste tópico, o candidato estudará principalmente o conceito de identidade e os fundamentos biológicos (que caem bastante).

Na parte de identidade policial e judiciária, o aluno não pode deixar de estudar bertilonagem (tanto a parte histórica quanto a doutrinária). Deve ainda se preocupar também com os tipos de assinalamento de Bertillon - atenção para este tópico, é possível que caia uma questão sobre ele. Ainda sobre o tema, é bom saber as dificuldades que esse sistema apresentou, na época. Além de todos os citados, é interessante que o candidato se dedique aos tópicos de retrato falado (pormenores) e  de fotografia sinalética. Entretanto, dois tópicos de extrema importância, que eu acredito que o aluno tenha que se preocupar muito, são as partes de legislação e papiloscopia - com destaque especial para o Sistema de Vucetich, que deve estar presente em duas questões.
 
Calendário de publicação de dicas para a Polícia Civil do Pará
 
Para os cargos de investigador, escrivão e papiloscopista:

Noções Básicas de Química - 01/setembro
Legislação Especial - 02/setembro

Delegado:
Matéria única com todas as dicas - 2/setembro

PROVAS OBJETIVAS
Investigador, escrivão e papiloscopista: data provável - 11 de setembro
Delegado: data provável - 25 de setembro
 

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações