Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Direitos Penal e Processual: dicas em vídeo para Polícia Civil-PA

FOLHA DIRIGIDA Online segue com a série especial de dicas para a prova


Com a prova objetiva do concurso PC-PA 2016 prevista para 11 de setembro, os candidatos devem intensificar a preparação. Pensando nisso, a FOLHA DIRIGIDA Online e o curso Estratégia seguem com a série especial de dicas de professores de cada disciplina. Já passaram por aqui especialistas em Português, Informática, Raciocínio Lógico, Direito Administrativo e Direito Constitucional. Agora é a vez de Renan Araújo, que traz análises dos Direitos Penal e Processual Penal para turbinar a preparação dos candidatos aos cargos de escrivão, papiloscopista e investigador. Veja:

Quais os principais tópicos dessa disciplina? A quais pontos do programa o candidato deve ter mais atenção?
Em Direito Penal, é fundamental o domínio da Teoria do Delito (fato típico, ilicitude, culpabilidade, e mais), pois além de ser um tópico muito exigido, é indispensável para a compreensão dos crimes em espécie. Em relação a estes, o destaque vai para os crimes contra a vida e contra o patrimônio, que são frequentemente cobrados em concursos da área policial. Dentro de Direito Processual Penal, é extremamente importante que os candidatos estejam atentos aos temas que estão diretamente relacionados à atividade policial, como inquérito policial, exame de corpo de delito e habeas corpus.

Qual o nível de dificuldade esperado para essa prova? Qual o perfil dessa banca organizadora? Quais tipos de questões são esperados?

Espero um nível elevado de dificuldade. A Funcab é uma banca que exige um bom conhecimento doutrinário, não se prendendo apenas à letra da Lei. Acredito que a cobrança de jurisprudência não saia muito dos entendimentos sumulados do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF). Por fim, entendo que a banca organizadora mesclará a forma de abordagem, ou seja, trará algumas questões mais abstratas e outras nas quais apresentará um caso concreto, exigindo do candidato a resolução do problema.

Qual a melhor estratégia de estudo? Como fazer para assimilar melhor o conteúdo?
As matérias de Direito Penal e Direito Processual Penal são muito importantes em qualquer concurso da área policial, ou seja, o conteúdo todo é muito relevante. Como disse, é fundamental dominar plenamente os temas mencionados. Entretanto, não se pode deixar de lado todo o resto. Embora não haja uma fórmula mágica para a organização dos estudos (por ser algo pessoal), sempre indico aos meus alunos que resolvam todos os exercícios da aula (em média, mais de 40), para fixar a matéria. É fundamental, ainda, utilizar os resumos de cada aula para uma revisão final na semana da prova. Isso é importante porque esses materiais têm entre dez e vinte por cento da aula e facilitam a vida do aluno na hora da revisão. Por fim, o candidato deve utilizar as videoaulas para entender aqueles pontos que, eventualmente, não tenham ficado claros somente com a leitura do material. A conjunção de todos esses elementos (material escrito, vídeo, exercícios e revisão por resumos), ao meu ver, é a chave para o sucesso.
 
Confira os vídeos com as dicas do professor Renan Araújo
 
 
  
Calendário de publicação de dicas para a Polícia Civil do Pará

Para os cargos de investigador, escrivão e papiloscopista:

Noções de Medicina Legal - 30/agosto
Noções de Identificação - 31/agosto
Noções Básicas de Química - 01/setembro
Legislação Especial - 02/setembro

Delegado:
Matéria única com todas as dicas - 2/setembro

PROVAS OBJETIVAS

Investigador, escrivão e papiloscopista: data provável - 11 de setembro
Delegado: data provável - 25 de setembro

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações